Jogos Estudantis realizam primeiras partidas do Polo EJA no Edvaldo Flores

Após a cerimônia solene de abertura dos Jogos Estudantis realizada no último sábado (20), no Estádio Municipal da Zona Oeste (Murilão), a Secretaria Municipal de Educação (Smed) deu início aos primeiros jogos do Polo nas categorias futsal masculino e feminino, com as escolas que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA). No jogo de abertura, a Escola Municipalizada Fernando Spínola venceu a Escola Municipal José Mozart Tanajura por 2 x 0.

Para o coordenador de Educação Física do Núcleo Pedagógico da Smed, Miquéias Pereira, a expectativa é a melhor possível em relação aos jogos. “Ano passado tínhamos uma proposta da realização dos jogos da EJA, da corrida de rua, das provas do atletismo, entre outros, no segundo semestre, mas não foi possível, por isso já começamos os jogos pelas escolas com turmas da EJA. Também temos a programação já toda feita para a corrida de rua no dia 1º de maio, na Corrida do Trabalhador, em que teremos a participação de 80 alunos da rede municipal. E no dia 18, teremos as provas do atletismo. Então, tudo indica que esse ano vamos conseguir realizar tudo aquilo que foi colocado dentro da proposta maior que é o Projeto dos Jogos Estudantis”.

Miquéias também enfatizou sobre a organização dos Jogos Paradesportivos previstos para setembro. “Estamos usando como critério as escolas com Sala de Recursos Multifuncionais (SRMs), que chegam a um total de 26 unidades. Atualmente temos um grande número de alunos com deficiência na rede. Então, vamos fazer um mapeamento para já nesse primeiro ano, que chamamos de projeto piloto dos jogos paradesportivos, inserir os alunos com deficiência em diferentes modalidades”.

Para o professor da Escola Municipalizada Fernando Spínola, Adriano de Almeida Souza, os jogos são motivo de alegria para os professores, alunos e para toda a comunidade escolar, “porque temos uma oportunidade de integração, do contato de uma escola com a outra”. Ele também destacou a oportunidade de aprender com o esporte no momento de vitória ou de derrota”. O aluno, Athos Raphael, afirmou que estava ansioso para o início dos jogos. “Estamos preparados. Treinamos várias semanas e viemos para ganhar”.

O  professor da Escola Municipal Mozart Tanajura, Uarley Barros, também ressaltou que o principal objetivo dos jogos é a integração e a inclusão. “Vem escolas de todas as regiões de Vitória da Conquista. Eles conhecem colegas de outras escolas e essa integração com todos é muito importante. Para os professores também. Nos conhecemos e nos integramos mais. É de muito ganho para toda a rede”.