Pan American Energy oferece cursos gratuitos de capacitação profissional no interior da Bahia

Para incentivar a geração de emprego e renda na região central da Bahia, onde opera o Complexo Eólico Novo Horizonte, a empresa de energia Pan American Energy, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e as prefeituras municipais, anuncia novas vagas para cursos técnicos através do seu programa PAE Capacita.

Divididos em aulas teóricas e práticas, os próximos cursos são voltados para qualificação profissional nas áreas de eletricista de automóveis e de mecânico de manutenção em motocicletas, em Ibitiara e Boninal, respectivamente.

“Com essas duas novas turmas, em apenas sete meses, o PAE Capacita somará mais de 220 profissionais qualificados para expandir suas oportunidades de emprego ou abrir seus próprios negócios, como aconteceu com alunos de turmas passadas que optaram por empreender em serviços nas localidades no entorno do complexo eólico”, avalia Alejandro Catalano, diretor geral da empresa no Brasil.

Moradora da localidade de Piatã, Jusine Maria de Macedo relata como os cursos têm ajudado a comunidade da zona rural: “Muitas vezes não temos condições de pagar por um curso e, para a gente, é muito difícil nos deslocarmos para a cidade. Esse é gratuito, com muito aprendizado. Ajuda muitas famílias que precisam trabalhar e ter uma renda”.

Já Juliano Alípio de Oliveira, morador de Piatã, conta que conquistou uma vaga de emprego após o curso: “Trabalhei no Complexo de Novo Horizonte por mais de um ano, fui promovido a líder de equipe e hoje estou com bastante experiência. Matriculei no curso de auxiliar eletricista para aerogeradores por indicação de um amigo, fiz as aulas teóricas, depois as práticas, agora sinto que tenho muito conhecimento na área elétrica”, conta o profissional.

Para se inscrever nos cursos, é preciso apresentar cópia de RG e CPF, comprovante de residência e de escolaridade. O prazo para inscrição é até 5 de abril, com aulas a partir do dia 9 do mesmo mês.

Os interessados devem enviar email para faleconosco@pan-energy.com solicitando a ficha de inscrição ou comparecer ao PAS (Posto de Atendimento Socioambiental) da Pan American Energy, situado na Rua Sete de Setembro, s/n, distrito Brejo Luiza de Brito, em Novo Horizonte.

Os cursos realizados pelo PAE Capacita têm parceria com o Senai desde 2023 e apoio das prefeituras de Ibitiara, Boninal, Novo Horizonte, Piatã e Oliveira dos Brejinhos. Contemplam aulas presenciais, com carga horária de 60 a 176 horas e entrega de certificados. Desde que foi implantado, o programa ofereceu cursos alinhados com as principais demandas do mercado de trabalho local, tais como operador de retroescavadeira, pedreiro polivalente, panificação básica, edição de imagens, empreendedorismo, auxiliar de fiscalização ambiental, auxiliar administrativo, agente de gestão de resíduos sólidos e instalação de sistemas fotovoltaicos.

SERVIÇO
Cursos com inscrições abertas – Vagas Limitadas

Curso Eletricista de automóveis
20 vagas
176 horas/aula
Inscrição: até 5 de abril
Início das aulas: 9 de abril
Local: Ibitiara

Curso Mecânico de manutenção em motocicletas
20 vagas
120 horas/aula
Inscrição: até 5 de abril
Início das aulas: 10 de abril
Local: Boninal

Sobre a PAE no Brasil
A Pan American Energy é uma companhia energética global, protagonista do desenvolvimento energético da região e com presença em seis países: Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai, México e Brasil. Na Bahia, está na reta final de implantação do seu primeiro negócio, o Complexo Eólico Novo Horizonte, composto por 10 parques com 94 aerogeradores e capacidade instalada de 423MW, suficiente para abastecer 1 milhão de residências. O empreendimento, que envolveu R$ 3 bilhões em investimentos (R$ 1,2 bilhão obtidos por meio de empréstimos do BNDES e do Banco do Nordeste) e chegou a ter 2.600 profissionais no pico de obra, está localizado em seis municípios baianos: Novo Horizonte, Ibitiara, Boninal, Piatã, Brotas de Macaúbas, e Oliveira dos Brejinhos, região central da Bahia, ocupando uma área de 2.700 hectares.

Fonte Mariana Jornalista