Campanha de Vacinação contra Influenza começou nesta segunda-feira em Conquista

“É tanto disse me disse de que a vacina da gripe não pode, porque a pessoa fica pior com a gripe. É tudo blá blá blá! Vacina é importante, sim, e eu tomei também o reforço da Covid-19. Onde tiver vacina, é pro meu bem, eu vou! Vacinei e aconselho que todo mundo venha vacinar”, defendeu Dalvani Amorim, de 63 anos, que aproveitou logo o primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a Influenza para se vacinar no ponto montado no Centro Cultural Glauber Rocha, na manhã desta segunda-feira (18).

O ponto de vacinação foi montado ao lado da Unidade Móvel Saúde Mais Perto, que está estacionada em frente ao Planetário, aproveitando o fluxo de pacientes no local e ofertando também a vacinação. Como foi o caso de Antônio Carlos de Oliveira, 70 anos, que viu a movimentação e atualizou seu cartão vacinal. “Estou me prevenindo das doenças contagiosas, principalmente nessa época de chuvas, de gripes constantes. Então se prevenir é importante, principalmente pra nós crianças de 70 anos”, disse seu Antônio.

As salas de vacina das unidades de saúde também estão vacinando a população até o dia 31 de maio (exceto USFs Nova Cidade, João Melo, Solange Hortélio e Morada dos Pássaros). “Queremos alcançar a meta de 90% da cobertura vacinal, de 119.748 pessoas dos públicos-alvo, até o fim da campanha, que foi antecipada justamente para proteger esses grupos vulneráveis com a chegada do inverno, quando aumenta a circulação dos vírus respiratórios”, explicou a coordenadora de Imunização do município, Mariana Fernandes.

Os grupos-alvo para vacinação durante a campanha são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da Saúde; gestantes e puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade.

A equipe de Imunização também já iniciou a vacinação dos idosos e cuidadores nas Instituições Longa Permanência (ILPIs) do município. Na semana passada, uma ação foi feita no Abrigo Nosso Lar e os idosos do Abrigo Lar da Terceira Idade, Pró Vida, Nossa Casa Terceira Idade e Casa Maria Mãe dos Pobres, também serão imunizados.

A influenza é uma infecção respiratória aguda causada pelos tipos A, B, C e D, sendo os vírus A e B responsáveis pela epidemias sazonais. Por isso, a vacina é atualizada anualmente. Portanto, quem se vacinou no ano passado também deve garantir a imunização neste ano para se proteger das variantes e subvariantes atuais.

Para se vacinar, é necessário apresentar o documento com CPF, pois, neste ano, a vacinação passa a ser nominal, o que vai demandar um pouco mais de tempo para o lançamento das informações do sistema nacional de imunização. Além disso, é preciso ter em mãos o cartão de vacina e a comprovação da condição de saúde ou vínculo trabalhista, para categorias profissionais.