Março Mulher: Sala da Mulher Empreendedora garante protagonismo feminino no empreendedorismo local

Desde que foi criada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, em 2021, a Sala da Mulher Empreendedora já atendeu mais de 4 mil mulheres no município, oferecendo serviços de assessoria e acompanhamento profissional gratuitos e contribuindo para que as mulheres assegurem e ampliem seu destaque no ambiente local de negócios. Inicialmente ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), o projeto é hoje capitaneado pela recém-criada Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM).

A Sala disponibiliza uma grande variedade de serviços, a exemplo de assessoria técnica, cursos de capacitação empresarial, orientação profissional e realização de seminários, garantindo suporte, qualificação e oportunidades de networking para ajudar as mulheres a expandir seus empreendimentos. Para aprimorar ainda mais os serviços oferecidos, o espaço conta com parcerias estratégicas com instituições do sistema “S”, como Sebrae, Senac e Sesi, além de outras entidades como o Sicoob, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Povo e a Rede Mulheres Empreendedoras. Tais parcerias se revelaram cruciais para garantir a efetividade dos serviços e criar um ambiente propício para que as empreendedoras locais vejam seus negócios prosperarem.

A coordenadora da Sala da Mulher Empreendedora, Efigênia Ferreira, ressalta que o espaço tem se mostrado uma alternativa importante para as mulheres empreendedoras de Vitória da Conquista, contribuindo para fortalecer o empreendedorismo feminino na região e, consequentemente, gerando emprego e renda. “A procura pelos serviços da Sala tem crescido mais a cada dia”, informa Efigênia.

Iniciativas reforçam protagonismo feminino nos negócios

Promovido pela Sala, o Programa “Assessoria Empresarial Coletiva” está em andamento e prossegue neste mês de março, auxiliando as empreendedoras participantes a ampliarem seus negócios. Também será lançado este mês, a segunda etapa de outra iniciativa, o programa “Mulheres que Conquistam”, que promove o protagonismo feminino em diversas áreas.

Ao longo do Março Mulher, haverá a exposição de produtos e serviços das empreendedoras, o que deve proporcionar visibilidade aos seus empreendimentos e um momento de interação com especialistas no evento em celebração ao Dia da Mulher, em 8 de março, no Centro Glauber Rocha.