Secretarias municipais de Vitória da Conquista e Defesa Civil mantêm trabalho em áreas da cidade afetadas pelas chuva

Desde que Vitória da Conquista passou a registrar fortes chuvas, as secretarias municipais atuam para avaliar eventuais prejuízos, realizar limpeza de áreas e reparos nos estragos e dar assistência à população. No domingo, as equipes da Prefeitura percorreram vários bairros e hoje o trabalho continuou. Pela manhã, a Defesa Civil Municipal visitou as residências da Rua Eduardo Costa, onde ficam as casas construídas à margem da encosta que cedeu, na lateral da Praça da Juventude.

“Está sendo feito agora um trabalho emergencial. Fizemos visitas a várias residências que têm a construção na parte de cima da rua, que são vizinhas a esse talude, notificando essas pessoas, para que evacuem as residências, pois existe um risco, até que seja restabelecida uma condição que possa permitir a volta a suas casas”, explicou o coordenador do órgão, José Antônio Vieira. As famílias estão sendo acompanhadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Como parte da força-tarefa de prevenção e acompanhamento das consequências das chuvas, a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos que durante todo esse período chuvoso, a Semma vem monitorando todas as demandas que vêm surgindo devido à chuva, principalmente na queda de árvores, queda de galhos. “Aqui, nesse momento, a gente está retirando a vegetação que está fazendo um peso elevado, reduzindo o peso dessa vegetação nesse talude, para poder facilitar o trabalho do pessoal da engenharia”, disse ela.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Jackson Yoshirua, o local onde ocorreu o deslizamento deve receber uma solução definitiva após o período de chuvas, para que a situação não se repita. “Após essa manutenção preventiva, para que a gente diminua os riscos de novos deslizamentos, após a chuva a gente vai fazer intervenção para fazer uma contenção nessa encosta, para que a gente não volte a ter esses transtornos outra vez”, afirmou. Segundo Jackson, a chuva deixou alguns pontos críticos, especialmente no pavimento das ruas, e assim que o período chuvoso passar, a Prefeitura começa as operações tapa-buracos e a recomposição das vias.

A média registrada nos cinco pluviômetros instalados na área urbana de Vitória da Conquista foi de 60,14 milímetros. Nos bairros Patagônia e Recreio, foram registrados mais de 70 milímetros de chuva. O alerta de chuvas para Vitória da Conquista continua moderado, e a Defesa Civil orienta que, em caso de emergência, a população entre em contato por meio do telefone 199.