Apesar da crise, setor de varejo tem crescimento no Paraná

O varejo foi fortemente impactado durante a pandemia do novo coronavírus, por causa do fechamento do comércio em diversas regiões do Brasil. No período de lockdown, os shoppings chegaram a ter perdas de 89% das vendas em relação ao período que antecedeu o pico da pandemia, conforme o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) – Impactos da Covid-19. Em novembro, por outro lado, 82% da receita já tinha sido recuperada, quando comparada ao período pré-pandemia. O retorno gradual se reflete nas vendas dos lojistas, que mostram resiliência à crise.

No Paraná, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio varejista cresceram 0,9% em outubro – sexta taxa positiva consecutiva desde maio. Com isso, o patamar do varejo bateu recorde pela terceira vez seguida, ficando 0,9% acima de setembro e 8% superior a fevereiro. Em relação a outubro de 2019, o comércio cresceu 8,3%, alcançando a quinta taxa positiva consecutiva e a maior para um mês de outubro desde 2012 (9,2%).

Em Curitiba, o Palladium Shopping Center segue com a expectativa de recuperação do setor e celebra os bons resultados. “Precisamos nos reinventar e oferecer serviços diferenciados para os consumidores. Observamos que as datas comemorativas não passaram em branco e muitos clientes aderiram ao delivery e drive-thru, e que o movimento nos corredores cresceu”, conta a gerente de marketing do empreendimento, Cida Oliveira.

No Paraná, entre os setores do comércio que mais cresceram estão: eletrônicos (56%), informática e telefonia (11%) e cosméticos e higiene pessoal (10%), de acordo com os boletins do mês de setembro das secretarias de Fazenda e do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná. Embalado pela reação do varejo, o Palladium Shopping Center Curitiba registrou um aumento de 12% nas vendas em novembro, frente a outubro, e 56% com relação a setembro. O destaque foi o segmento de telefonia, com aumento de 34%.

Vacância zero

Além disso, o Palladium Shopping Center Curitiba anuncia a abertura de novas lojas, de diversos setores. “Fechamos o ano de 2020 com vacância zero e arrisco dizer que conseguimos atingir, em meio à pandemia, o melhor mix de lojas de todos os tempos. Inauguramos a Pernambucanas, a nova âncora do shopping, além da Santa Lolla, La Mandinne, Flora Pura e muitas outras”, ressalta Cida. 

No Palladium Curitiba, as principais aberturas já confirmadas para 2021 são: Magazine Luiza, Lindt e Johnny Rockets.

Para a gerente de marketing do shopping, este é um momento de celebração. “Depois de meses fechados e passarmos por momentos de incertezas, estamos muito felizes em anunciar as inaugurações e conquistas deste ano. Além de melhorar o nosso mix de opções para os clientes, estamos contribuindo para o avanço do varejo e da economia local, gerando empregos e novos negócios”, celebra.

 

 Palladium Shopping Center