Pessoas com sintomas leves podem transmitir coronavírus por até 9 dias

Um estudo conduzido pela Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, aponta pessoas com Covid-19 que estejam com sintomas leves ou assintomáticas transmitem o vírus por até nove dias. Já aqueles que desenvolveram a forma grave da doença podem repassá-la por um período duas vezes maior.

A pesquisa, publicada  na revista Infection Control and Hospital Epidemiology, vai de acordo com as recomendações do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA. Os autores revisaram 77 estudos mundiais para chegar à conclusão sobre o período de transmissão do novo coronavírus.  

“Os pesquisadores decidiram conduzir essa revisão para obter mais informações sobre a transmissão e ajudar a informar as práticas de controle de infecção”, disse, em nota, a coautora Monica Sikka, professora assistente de Medicina na Universidade de Oregon.

“Mesmo que as pessoas possam espalhar a doença por um período prolongado, os estudos que revisamos indicaram que o vírus vivo, que pode prever a infecciosidade, só foi detectado até nove dias em pessoas com sintomas leves”, afirmou Sikka.

fonte REDAÇÃO GALILEU