Recursos do MEC garantem produção de álcool em gel e álcool glicerinado na UFMG

O Ministério da Educação (MEC) fez um balanço sobre as ações implementadas para o combate à pandemia do novo coronavírus. Por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), a Pasta repassou R$ 21,5 milhões, que estão sendo utilizados na fabricação de álcool glicerinado 70% e álcool 80%, pela Faculdade de Farmácia e pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os itens serão doados ao hospital das Clínicas (HC) e ao Risoleta Tolentino Neves (HRTN), ambos localizados em Belo Horizonte, e também serão utilizados para limpeza da instituição de ensino.

Por meio de uma parceria com uma distribuidora, a Universidade vai receber três mil litros de álcool puro para começar a produção. O volume será suficiente para produzir cerca de 800 litros de álcool em gel, dois mil litros de álcool glicerinado 70% e mil litros de álcool 80%. “No entanto, nossa produção deverá ser maior. Quando necessário, pretendemos adquirir mais álcool no mercado ou solicitar à BR mais uma remessa”, explica a diretora da Faculdade de Farmácia, Leiliane André

A iniciativa conta com a participação de professores e técnicos com expertise na área de tecnologia farmacêutica, o que irá contribuir com a produção dos materiais de limpeza. “É nosso papel atuar nessa frente de apoio aos hospitais universitários e todos aqueles que necessitam de proteção neste momento”, analisou Leilane.

A produção do álcool em gel e álcool glicerinado 70% será de responsabilidade do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Farmacêutica (CPDI-FAR), que tem tecnologia para a formulação e a fabricação. Já o processamento do álcool 80% ficará por conta do Laboratório de Análises Toxicológicas (Lato).

Com informações do MEC