Em Frente, Brasil: em três meses, número de homicídios cai 44% nos municípios participantes

Nos últimos três meses, as cidades de Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR) reduziram em 44,7% o número de homicídios. Foram 118 vidas poupadas no período.A redução de homicídios foi registrada em todos os cinco municípios: Ananindeua (-69,4%); Cariacica (-9,5%); Goiânia (-47,9%); Paulista (-26,3%); São José dos Pinhais (-18,2%).

A ação integrada entre agentes de segurança pública federais, estaduais e municipais permitiu redução no número de homicídios nos cinco municípios que fazem parte do projeto “Em Frente, Brasil”. A atuação foi integrada em forças-tarefas com a participação de policiais federais, rodoviários federais, militares, civis, bombeiros, guardas municipais, Força Nacional de Segurança Pública e demais agentes de segurança estaduais e municipais.

Desde que o “Em Frente, Brasil” teve início, em 30 de agosto, até o fim de novembro, as ocorrências de roubo tiveram redução de 28,8% nas cinco cidades. A redução de roubos foi registrada em todos os cinco municípios: Ananindeua (-13,2%); Cariacica (-28,6%); Goiânia (-40,1%); Paulista (-34,3%); São José dos Pinhais (-27,1%).

Nos três meses de projeto, as equipes abordaram mais de 260 mil pessoas. As ações resultaram no cumprimento de 425 mandados de prisão, na prisão de 1.497 adultos e na apreensão de 193 menores. Mais de 17 toneladas de drogas foram apreendidas e 182 armas foram retiradas da mão de criminosos. Foram fiscalizados mais de 3 mil alvarás. 

“Em Frente, Brasil”

O “Em Frente, Brasil” propõe uma nova estrutura para as políticas públicas de estado, direcionadas ao combate da criminalidade violenta com foco nos territórios, a partir da implementação de soluções customizadas às realidades regionais.

Além da fase de choque operacional, o projeto também conta com uma fase de atuação integral. Após a realização dos diagnósticos locais, estão sendo construídos os planos locais com ações sociais e econômicas para os cinco municípios participantes. 

O objetivo é promover a transformação das realidades socioeconômicas das regiões, por meio da cooperação e da integração, obtidas pelas parcerias firmadas com estados e municípios. No âmbito da União, além do Ministério da Justiça e Segurança Pública, fazem parte do projeto-piloto Casa Civil, Secretaria de Governo, Secretaria-Geral da Presidência da República e os ministérios da Mulher, Família e Direitos Humanos; Economia; Saúde; Desenvolvimento Regional; Cidadania e Educação. No âmbito do governos estaduais e municipais, as suas respectivas secretarias com simetria aos ministérios envolvidos.

Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública