Seplan e Secult debatem ações prioritárias para a área da Cultura

Promoção da economia e do desenvolvimento territorial da cultura, preservação do patrimônio cultural, requalificação e ampliação dos espaços culturais e do projeto Escolas Culturais. Essas foram algumas das ações prioritárias da Secretaria da Cultura do Estado (Secult) que foram debatidas durante reunião, na sede da Secretaria do Planejamento (Seplan), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, entre os titulares da Seplan, Walter Pinheiro, e da Secult, Arany Santana.

Ao final da reunião, o secretário Pinheiro destacou o empenho da equipe da Secult com o cumprimento das metas estabelecidas pelos diversos instrumentos de planejamento do Estado. “Encontro importante em vários aspectos: primeiro pela compreensão, inclusive, dos dirigentes da Secult em relação ao envolvimento nos diversos instrumentos, a exemplo do Plano Estratégico Organizacional, do Plano Plurianual e do Plano de Desenvolvimento Integrado Bahia 2035, além da preocupação central no que diz respeito à execução das metas do plano de governo, e a questão da gestão dos recursos numa área que é extremamente importante, com bastante capilaridade. Com isso, a Secult vem buscando atingir os objetivos centrais daquilo que foi anunciado pelo Governador Rui Costa como compromisso com a cultura para o povo baiano”, disse.

A secretária Arany Santana destacou a importância da cultura ser reconhecida como um eixo estratégico nos instrumentos de planejamento e citou algumas ações. “Vamos continuar ampliando o fomento à cultura e às artes, além das possibilidades de acesso às atividades, experiências e à produção cultural. Vamos ampliar o projeto Escolas Culturais e a preservação e salvaguarda do patrimônio material e imaterial da Bahia. Precisamos assumir esse protagonismo neste momento de pouco orçamento e da extinção de órgãos do Governo Federal”, disse.

Participaram ainda do encontro representantes do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), fundações Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Pedro Calmon (FPC), que são órgãos que compõem a estrutura da Secult.

Fonte: Ascom/Seplan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *