Crav participa de encerramento do projeto de curso na Fainor

Na última semana o Centro de referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav) participou do encerramento do projeto de pesquisa do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR): “Mulheres vítimas de violência – Um olhar acerca do resgate da autoestima através de procedimentos estéticos”, sob a responsabilidade das professoras, Belúzia Almeida Santos e Gleice Lacerda Queiroz Sousa.

A violência contra a mulher é apontada como sendo uma doença de cunho cultural e não apenas socioeconômico, que afeta a vida social, familiar, política e econômica das vítimas. A pesquisa teve como premissa básica verificar como a realização de procedimentos estéticos proporciona a elevação da autoestima de mulheres (atendidas pelo Crav) que sofreram e sofrem violência e identificar os impactos do atendimento humanizado nesse processo e demonstrar como o atendimento humanizado e atenção às pessoas em situação de violência podem atuar na restauração do bem-estar e da autoestima.

A professora Belúzia destacou a importância do trabalho para às referenciadas do Crav, mas também para equipe que puderam observar o impacto do projeto no relato das mulheres durante o atendimento humanizado com musicoterapia em cada encontro. “Foi muito gratificante ouvir: ‘fico contando os dias para estar aqui’, ‘esse projeto é obra de Deus em minha vida’, ‘vocês são anjos que Deus colocou em nossas vidas’, ‘hoje não amanheci bem, mas quando entrei aqui tudo se transformou’” ressaltou Belúzia.

Gleice lembra o quanto o projeto mudou a visão da equipe para importância do acolhimento em procedimentos estéticos. “Hoje a equipe tem ‘outra visão’, estamos mais sensíveis para acolher pessoas nessa situação. Essa pesquisa mostra ainda que o esteticista está preocupado com o bem estar e autoestima das pessoas e não apenas com o melhoramento da aparência física”, destacou Gleice.

Durante a cerimônia de encerramento a coordenadora de Políticas para Mulheres, Dayana Evelinne Andrade dos Santos Araújo, falou sobre a importância da parceria com o curso e que a coordenação está aberta para novos projetos. “Nós nos sentimos muito honrados com a participação neste projeto que durante estes três meses ajudou a melhorar a autoestima de nossas referenciadas. Esperamos continuar com esta parceria para o próximo ano”.

O projeto atendeu 10 mulheres durante três meses onde foram realizados tratamentos de redução de medidas, acne, queda de cabelo, entre outros, à escolha de cada referenciada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *