A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista atendeu ao convite feito pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência,

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista atendeu ao convite feito pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, com apoio da Defensoria Pública, para um diálogo sobre acessibilidade dos deficientes na cidade. O encontro aconteceu no Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente,  e contou com a participação de membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação dos Operadores do Transporte Coletivo Urbano (Atuv) e de associações representativas dos deficientes.

Na ocasião, a população trouxe demandas referentes aos desafios encontrados para acesso em vias da cidade e para a utilização do transporte coletivo. O Governo Municipal se dispôs prontamente a aumentar a fiscalização e proporcionar mais vagas para perícia médica e para o recadastramento dos deficientes. Além disso, também esclareceu que o sistema de transporte seletivo, que está em processo de implantação, também irá conferir gratuidade aos deficientes. Outras alternativas continuarão em processo de análise e discussão.

Para o secretário de Mobilidade Urbana, coronel Esmeraldino Correia, foi bastante positivo ouvir e conhecer de perto as necessidades da categoria. “Vamos encontrar alternativas para que se melhore o dia a dia dos deficientes. Nós temos que respeitá-los e tratá-los de forma muito especial, para que eles sejam acolhidos e tenham acessibilidade. Um ir e vir sereno, tranquilo e saudável, é isso que todos esperam que a Prefeitura propicie ao deficiente”, afirmou.

A Defensoria Pública está atuando como uma mediadora no diálogo, conforme explica a defensora Maria Fernanda Borio. “O fator positivo dessa reunião foi a possibilidade de empoderamento da população, deles trazerem isso a tona, do poder público tomar ciência do que está acontecendo e assumir alguns compromissos”, destacou. E completou: “Caminhamos um pouco, deixando claro o que está acontecendo e trazendo o compromisso da Prefeitura de fazer algo a respeito.”

Segundo o presidente do Conselho Municipal com Deficiência, Jailton Sousa, o encontro foi bastante proveitoso para traçar um futuro melhor no que diz respeito à acessibilidade das pessoas com deficiência. “A gente vê essa abertura e a vontade de resolver essas questões, concernentes a todas as pessoas deficientes de Vitória da Conquista”, disse.

A reunião já traçou outros encaminhamentos. Dois novos encontros estão agendados para o início de abril, dando continuidade ao diálogo e às tomadas de decisões para a melhoria da mobilidade e acessibilidade dos deficientes na cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *