Salvador tem previsão de chuvas isoladas e trovoadas até a quarta-feira (14)

A previsão do tempo em Salvador é de nebulosidade, com chuvas isoladas e trovoadas, até a quarta-feira (14). A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).  já houve chuva em Lauro de Freitas, na região metropolitana, em algumas áreas do subúrbio de Salvador e em algumas localidades da Ilha de Itaparica.

Conforme a meteorologista Cláudia Valéria, do instituto, o calor e abafamento sentido na capital baiana nos últimos dias são típicos do período. A temperatura máxima em Salvador, nesta segunda, foi de 34,2ºC. A sensação térmica pode chegar, a depender do local, a 37,2ºC.

Segundo Valéria, a ocorrência de chuva na capital baiana e regiões próximas é favorecida por um sistema de baixa pressão que traz umidade para todo o estado. A característica do período, final de verão e aproximação do outono, é de chuva forte em poucas horas, em pontos isolados da cidade.

A meteorologista afirmou, ainda, que todos os anos as temperaturas mais altas em Salvador são verificadas em março ou na primeiera quinzena de abril. Neste ano, até agora, o dia mais quente na capital foi 6 de março, quando os termômetros marcaram 34,7ºC.

Segundo o Inmet, o mês de março tem média de chuva de 120 milímetros, mas, até agora, só foram registrados 1,2 milímetros, o que é considerado bem abaixo do esperado. No entanto, de acordo com Cláudia Valéria, não é descartado que até o fim do mês se atinja o volume esperado, justamente por conta da comum ocorrência de chuvas fortes em poucas horas.

Os meses de chuva em Salvador, segundo a meteorologista, são abril, maio e junho, entre o outono e o inverno.

Interior

Em cidades do interior do estado a chuva tem provocado prejuízos desde a semana passada, também por conta do sistema de baixa pressão. segundo o Inmet, os locais com maior volume de chuva estão na Chapada Diamantina, oeste e sudoeste. No Vale do São Francisco, também houve ocorrência de chuvas fortes nos últimos dias.

Por outro lado, há municípios no interior baiano que têm sofrido com o calor. É o caso de Cipó, que fica na região nordeste, e que, conforme o Inmet, tem registrado temperatura máxima de 38ºC, com sensação térmica ultrapassando os 40ºC.

fonte G1 BA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *