11 exercícios comprovados para desenvolver o foco

Escolher uma atividade e direcionar todo meu foco para ela nunca foi uma tarefa fácil . Haviam sempre muitas informações chegando, tantas oportunidades e mais uma série de distrações e eu não conseguia ignorá-las.

Acreditava que deveria absorver todas as informações, abraçar todas as oportunidades e atender a todos os chamados que surgiam durante o tempo todo. Além de sempre estar respondendo mensagens, dando uma olhadinha no Facebook, assistindo àquele vídeo que alguém me indicou etc. Nem preciso dizer que meu tempo nunca rendia da melhor forma possível e a qualidade de toda minha produção jamais era a melhor.

11 exercícios para o foco

Exercício 1

 Escolha um livro qualquer e conte as palavras de algum parágrafo, repita a contagem para se certificar de que está correta.

Aguarde um minuto e conte as palavras de dois parágrafos.

Quando isso ficar fácil, conte as palavras da página inteira, mas conte mentalmente e sem usar os dedos para apontar.

Exercício 2

Conte de 1 a 100 em sua mente e assim que terminar, conte de 100 a 1.

Repita esse exercício ao menos 3 vezes ao dia.

Exercício 3

Conte de 1 a 100 em sua mente de 3 em 3 (1,4,7,10 etc.) e assim que terminar, conte de 100 a 1 da mesma forma (100, 97, 94 etc.)

Exercício 4

Escolha uma frase ou palavra inspiradora e a repita em sua mente por 5 minutos. Assim que se tornar mais fácil, aumente o tempo para 10 minutos.

Exercício 5

Pegue uma fruta qualquer, uma banana, maçã, laranja, pêra etc. e a segure em suas mãos.

Agora examine a fruta em toda sua superfície e lados. Não pare pra pensar em qualquer coisa como onde essa fruta cresceu, seu valor nutritivo ou qualquer uma dessas coisas.

Simplesmente observe sua forma, seu cheiro e as sensações que ela te dá ao tocá-la.

Exercício 6

Esse exercício é bem semelhante ao anterior, mas você olhará para a fruta por 2 minutos e fechará seus olhos.

Agora, com os olhos fechados tentará ver a imagem da fruta em sua mente, lembrará de sua superfície, todas as características da fruta, como as deformações da casca, o cheiro e as sensações que ela te desperta.

Se a imagem começar a se apagar de sua mente, abra os olhos, observe a fruta por mais algum tempo e repita o processo.

Exercício 7

Pegue um objeto qualquer que você usa em seu cotidiano, um copo, colher, caderno ou qualquer outra coisa e o observe, mas sem qualquer tipo de pensamento a seu respeito, simplesmente o contemple sem qualquer palavra.

Exercício 8

Depois de já estar eficiente nos exercícios anteriores você pode avançar para este:

Desenhe um triângulo em uma folha de papel e colora da cor que preferir.

Após o desenho estar pronto, pegue a folha, coloque-a em sua frente e a observe.

A partir desse momento nada mais importa, somente o triângulo desenhado na folha. Evite qualquer tipo de pensamento ou distração, tudo que existe é você e o triângulo a sua frente.

Exercício 9

Faça o mesmo que fez no exercício 8, mas agora com mais uma etapa.

Após observar o triângulo e estar bem concentrado, feche os olhos e visualize o desenho em sua mente. Se a imagem se apagar, abra os olhos por um momento, olhe para o triângulo e repita o processo.

Exercício 10

Faça o mesmo que realizou no exercício anterior, mas agora ao invés de fechar os olhos, apenas tire o desenho de seu campo de vista e o visualize com os olhos abertos.

Exercício 11

Após ter dominado todos os 10 exercícios anteriores você poderá realizar este sem nenhum problema.

Por pelo menos 5 minutos ao dia (de preferência pela manhã) tente parar seus pensamentos. Tire um momento para apreciar o silêncio mental.

Se você realizou todos os exercícios com disciplina, parar a mente por um momento não será nada difícil.

Continue praticando todos os exercícios e nunca pare de evoluir.

Para se alcançar seu grande objetivo é necessário foco durante o caminho. Muitas distrações surgirão e oportunidades que parecerão imperdíveis seduzirão você, o problema é que a maioria dessas coisas não contribuirão na sua verdadeira busca. A única forma de superar tudo isso e não se desviar da estrada é estar completamente focado em seu objetivo e disposto a realizar as escolhas necessárias que te levarão até onde deseja ir.

fonte administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *