Vitória da Conquista recebe Centro Judiciário para Solução Consensual de Conflitos

Vitória da Conquista acaba de receber duas unidades do Centro Judiciário para Solução Consensual de Conflitos (Cejusc). A iniciativa é do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ – BA), com o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor). A cerimônia de inauguração dos centros , no Fórum Doutor Sérgio Lamêgo. Na ocasião, as instituições parceiras fizeram a assinatura do termo de compromisso e cooperação técnica.
Uma unidade do Cejusc irá funcionar na própria sede do Fórum Doutor Sérgio Lamêgo, atendendo às demandas das áreas cível e familiar. A outra unidade irá atuar no Fórum João Mangabeira, no centro da cidade, com foco na área da Fazenda Pública. O Cejusc tem como objetivo promover a mediação e conciliação em processos que estão em andamento nessas áreas.
A presidente do TJ-BA, desembargadora Maria do Socorro Barreto, explica: “Estamos aqui trazendo essa inovação na parte de conciliação pré-processual e processual. Isso para que os cidadãos tenham a oportunidade de resolver mais rapidamente, através da conciliação e do acordo, as questões judiciais. Assim é possível atender à população de maneira mais rápida e satisfatória.”
Para o prefeito Herzem Gusmão, o Centro representa um avanço para a cidade. “O Tribunal de Justiça tomou a iniciativa e buscou a Prefeitura como parceira. Com este convênio que estamos firmando agora vai ser possível atender às causas que estão paradas na justiça aqui em Vitória da Conquista e garantir que tenham uma solução rápida”, afirma.
O procurador-geral do município, Murilo Mármore, destaca que o Cejusc vai trazer uma contribuição importante para a Administração Municipal no que se refere à área tributária. E justifica: “Pelo acúmulo extraordinário de processos em termos de dívida ativa nessa vara, são cerca de 30 mil processos. Então isso com certeza agilizará bastante os trabalhos nessa comarca.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *