Cras Vila América comemora 9 anos de serviço

Dos cinco anos que frequenta o Centro de Referência em Assistência Social (Cras II), no Vila América, Maria de Fátima de Jesus tem muita história pra contar. Por meio de palestras e oficinas oferecidas pelo serviço, ela ganhou conhecimentos sobre os direitos das mulheres e aprendeu a fazer artesanato, que hoje é uma das fontes de renda da sua família. Além disso, ela foi incentivada a retomar os estudos, depois de 30 anos longe das salas de aulas. Até mesmo o seu casamento aconteceu na sede do órgão, com todo o apoio da equipe.

“O Cras na minha vida ajudou muito”, resume Maria de Fátima, enquanto narra a sua história,   participou  da cerimônia de celebração dos 9 anos do serviço. Para ela, este momento é motivo de muitas felicidades. “Hoje continuo aqui, sendo uma mulher guerreira, a rainha do lar e a estudante. Estou no primeiro ano do ensino fundamental”, conta, orgulhosa.

A programação para comemorar essa data aconteceu durante toda a semana. Foram realizadas ações de saúde,  atendimento jurídico, plantão do Bolsa Família Móvel e do setor de Habitação Popular de Interesse Social. A culminância das atividades, nesse sábado, se deu com o lançamento do projeto “Ruas de Lazer”. A ação trouxe música, dança, esporte, oficinas, serviços de corte de cabelo e maquiagem, brincadeiras de ruas e uma série de atividade recreativas para a comunidade.

Edileusa Personia, que também é usuária do Cras, veio participar da festa com a sua neta, a pequena Alice. Para ela, o sentimento em comemorar os nove anos do serviço é de gratidão. “A equipe aqui está de parabéns pelo trabalho, são todos muito educados e atendem a gente muito bem. É um trabalho importante para a comunidade, não pode parar. Só tenho a agradecer”, afirma.

A gerente do Cras II, Débora Taita Moreira, conta que a intenção ao comemorar o aniversário do serviço foi agregar uma série de ofertas socioassistenciais para a comunidade, facilitando o seu acesso. Além disso, ela explica a importância da atuação do órgão dentro da comunidade: “O Cras é responsável pela aplicabilidade da política de assistência social no Suas, que é o Sistema Único de Assitência Social.” E exemplifica: “É um serviço que intenciona identificar as potencialidades existentes no âmbito dessas famílias, dentro do território, fomentando a emancipação e o empoderamento dentro delas, e também frente às situações de vulnerabilidade.”

pmvc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *