O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) registrou um aumento de 30% na procura dos eleitores pelo serviço de recadastramento biométrico em Salvador. Conforme dados do Órgão, na semana compreendida entre os dias 29 de maio e 2 de junho, 15.737 eleitores foram recadastrados nos doze postos de atendimento da Justiça Eleitoral na capital baiana. Na semana anterior, de 22 a 26 de maio, 11.025 realizaram o procedimento.

O crescimento no número de atendimentos realizados é atribuído à intensificação da divulgação do serviço, tanto nas redes sociais do TRE baiano quanto por meio de parceria com as emissoras de televisão.

Na sede do Eleitoral baiano, onde funcionam a Central de Atendimento ao Público (CAP) e as 20 zonas eleitorais da capital, o aumento é ainda mais significativo. Conforme dados da Seção de Cadastro Eleitoral do TRE-BA (Secade), considerando os mesmos períodos, o número de atendimentos registrados saltou de 7.055 para 11.104. Um crescimento de 37%.

Apesar do aumento da procura, o Eleitoral alerta que o número de eleitores biometrizados  na capital baiana ainda é abaixo do esperado. A meta é realizar a revisão cadastral em todos os 1.935.123 eleitores aptos em Salvador até 31 de janeiro de 2018. Atualmente, apenas 327.677 (16,933%) já informaram seus dados biométricos à Justiça Eleitoral.

Obrigatoriedade

Estão obrigados a fazer o recadastramento todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos; eleitores com idade entre 16 e 18 anos; os maiores de 70 anos de idade). O cidadão que não fizer o recadastramento dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral terá o título cancelado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *