Dia Nacional da Visibilidade Lésbica: Sarau Cultural celebra data em Vitória da Conquista

Um marco na luta pela cidadania e respeito à identidade de gênero. Assim pode ser definido o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, comemorado no dia 29 de agosto. Para celebrar a data em Vitória da Conquista, a Prefeitura Municipal, por meio da Coordenação de Políticas LGBT, promove neste sábado, 31, um Sarau Cultural. A atividade acontece às 14h, no Centro Integrado dos Direitos Humanos, situado na Praça Tancredo Neves.

A escolha pelo Dia da Visibilidade Lésbica homenageia a realização do I Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), em 29 de agosto de 1996, no Rio de Janeiro, para tratar de temas relacionados à violação de direitos das mulheres em razão da sua orientação sexual. A data simboliza a luta e a resistência das mulheres lésbicas.

Este ano, a coordenação traz em sua programação uma referência à luta pela garantia dos direitos humanos, em especial, ao direito à cidadania e respeito à identidade de gênero de lésbicas e bissexuais. O coordenador municipal de políticas LGBT, José Mário Barbosa, informa que além do Sarau, durante o evento, será feita a leitura do Regimento Interno do Conselho Municipal de Lésbicas Gays Bissexuais e Transsexuais.

Ainda em sua fala, o coordenador destaca que o governo municipal tem desenvolvido um importante trabalho de cidadania e garantia dos direitos civis. “Temos uma relação de parceria com os movimentos sociais do nosso município, como o movimento de lésbicas, para o combate a qualquer forma de violência contra a mulher. Por isso essas ações de visibilidade e conscientização são imprescindíveis”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *