Prefeitura avança nas obras de pavimentação do Vila América

O Governo Mais Perto de Você está trabalhando na conclusão das obras de pavimentação do Loteamento Vila América. Por meio de dois convênios com o Governo Federal, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), os investimentos das duas etapas somam R$ 13,8 milhões. Até o dia 31 de dezembro, deve ser concluída a pavimentação de todas as 107 vias do bairro.

De janeiro para cá, a Secretaria Municipal de Infraesturtura já realizou a pavimentação asfáltica de 10 mil metros quadrados no loteamento. Com isso, o trabalho de pavimentação chega a 80% da obra. Além disso, a imprimação de asfalto – etapa anterior à pavimentação – foi executada em 3 mil metros quadrados de ruas. Outros 21 mil metros receberam a terraplanagem e estão aguardando a imprimação do asfalto.

A obra contempla ainda assentamento de meio-fio e construção de passeios. Desde o início do ano, o serviço já avançou em 3 mil metros lineares de assentamento de meio-fio. Além disso, já foram construídos 14 mil metros lineares de passeios pelas ruas do Vila América.

No quesito drenagem, a obra já foi executada em 85%. O coordenador de Infraestrutura Viária, Agnaldo Borges, explica que a Prefeitura está aguardando a Via Bahia liberar a passagem do armco pelo anel viário, para conclusão da drenagem. O armco é uma tubulação de aço subterrânea que atua no escoamento de águas pluviais, uma estrutura necessária para a continuidade do serviço.

“A gente depende de a Via Bahia dar essa autorização ao município, para a gente licitar essa obra”, afirma o coordenador. E completa: “Já foi feita a solicitação e o projeto. A Via Bahia e a Prefeitura estão em diálogo bem avançado, acredito que a qualquer momento ela estará dando essa autorização.”

Enquanto isso, nos canais de drenagem, está sendo realizada a elevação dos Postos de Visitas, os PVs. Essas estruturas ligam as bocas-de-lobo à rede coletora, além de propiciar acesso para limpeza e inspeção do canal. Os PVs precisam ser rebaixados durante a etapa de terraplanagem. Agora, eles voltam a ser suspensos para finalização dessas redes de drenagem.

Para os moradores do Loteamento Vila América, o asfalto que chega ao bairro é uma grande conquista. Beatriz Oliveira Gomes, que reside há seis anos no local, descreve: “As ruas estão boas asfaltadas. Antes era esburacado, os ônibus demoravam para atravessar. Agora está bom demais. A poeira que tinha antes também acabou.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *