Juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Vitória da Conquista apresenta projeto para possível parceria com a Smed

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) recebeu a visita do juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Vitória da Conquista, Marcos Fava. Durante o encontro, ele apresentou o projeto Trabalho, Justiça e Cidadania, visando uma possível parceria com a pasta. Essa ação é um projeto nacional dos Magistrados do Trabalho, que procura aproximar os alunos e professores do judiciário, do Estado Juiz e do sistema de justiça.

De acordo com o juiz, este é um projeto de cidadania, no qual são tratados temas como acesso à justiça, prevenção de violência, respeito às minorias, condições do trabalho, saúde do trabalho e mecanismo de defesa dos direitos. Ele ainda acrescentou que essa ação visa encurtar a distância entre o cidadão, neste caso o cidadão da escola (professor e aluno), e o sistema de justiça, que é um sistema estatal. “Este projeto já existe há muitos anos, e traz imensos ganhos com esta aproximação, tanto para os que participam numa ponta quanto para os que participam na outra, porque a interação é muito rica e muito proveitosa”.

O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, ficou animado com a possibilidade de uma parceria. “Já temos uma parceria com as cooperativas que trabalham a questão da educação financeira com nossos alunos. Essa vai ser benéfica na questão da cidadania, para que alunos e professores conheçam seus direitos e deveres e se aproximem do judiciário”, destacou.

Também participaram do encontro, a diretora administrativa da Smed, Grazielly Lemos; a coordenação do Núcleo de Prevenção e Monitoramento da Violência nas Escolas, com Rodrigo Ferreira e Cleire Ribeiro Alves; o coordenador pedagógico, Ronilson Ferreira; e a Assessoria Jurídica da Smed, representada por Ana Carolina.