Especialista explica quais são os principais benefícios da atividade física para o corpo e para a mente.

Natação, corrida, musculação, crossfit, não importa. A prática regular de atividades físicas traz uma série de benefícios para a saúde do corpo e da mente, promovendo bem-estar. De acordo com Carlos Felipe Albuquerque, o professor Chokito, que é profissional de educação física há cerca de 20 anos, “manter o corpo em movimento é excelente para a saúde do indivíduo e hábitos simples já podem trazer retorno. Começar caminhando para depois correr, começar indo à academia três vezes por semana até chegar a 5 vezes, alternar entre uma atividade e outra, são algumas possibilidades”, diz. 

A seguir, o especialista explica quais são os principais benefícios da atividade física para a vida das pessoas:

Liberação de endorfina: durante o exercício o corpo libera endorfina, neurotransmissor que causa a sensação de bem-estar, aliviando o estresse e a ansiedade, uma vez que ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Ajudar a dormir melhor: a atividade física regular pode ajudar a regular o ciclo sono-vigília, resultando em um sono de melhor qualidade, ponto importante para a saúde mental e o bem-estar geral.

Momento de autocuidado e de interação social: O exercício físico pode servir para dar uma pausa nas preocupações diárias e focar em si. Além disso, participar de atividades em grupo, traz a oportunidade de socializar com outras pessoas e constituir novas relações.

Aumento da autoestima: ganho de força, resistência, perda ou ganho de peso – de acordo com a individualidade biológica e necessidade do indivíduo -, tendem a aumentar a autoestima e a autoconfiança.

Mente sã, corpo são:  a saúde do corpo está diretamente ligada à saúde da mente. A prática regular de exercícios pode reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e obesidade, assim como controlar a ansiedade e o estresse. Além disso, exercícios que exigem coordenação motora, equilíbrio e concentração, como dança ou artes marciais, podem ajudar a melhorar a função cognitiva e a agilidade mental.

“Para quem quer começar, o mais importante é encontrar atividades que tragam prazer e sejam possíveis de praticar cotidianamente. Assim, será mais fácil manter a constância e o estilo de vida mais saudável”, finaliza o professor.

 

Fonte Lu Amâncio Assessora de Imprensa