Em Salvador e na região metropolitana, Ibametro realiza Operação Verão em 37 tipos de produtos

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) divulgou o relatório da Operação Verão, realizada em Salvador e na região metropolitana. O objetivo foi intensificar a fiscalização de produtos pré-medidos consumidos na estação mais quente do ano.

Durante a ação, os técnicos do Ibametro percorreram estabelecimentos comerciais para verificar se os itens estão sendo vendidos com a pesagem correta, ou seja, se a quantidade (em mililitros ou em gramas) contida dentro da embalagem está de acordo com o que diz o rótulo. A fiscalização foi realizada em 37 tipos de produtos, abrangendo bebidas alcoólicas e não alcoólicas, além de protetores solares. Destes, 11% foram reprovados nos testes realizados.

Os produtos reprovados, especificamente no aspecto quantitativo, foram identificados como sucos e refrescos. Esses resultados destacam a importância da vigilância contínua para garantir que os consumidores recebam produtos com as quantidades corretas conforme indicadas nas embalagens.

O diretor-geral do Ibametro, Thales Dourado, destaca a importância da ação: “nosso objetivo é assegurar que os consumidores tenham acesso a produtos de qualidade do Inmetro e com as quantidades corretas, especialmente durante a temporada de verão”.

A ação reforça o compromisso do Ibametro em assegurar a qualidade e a conformidade dos produtos disponíveis no mercado, contribuindo para a proteção e a segurança dos consumidores na temporada de verão. As denúncias sobre casos suspeitos podem ser feitas pelo Disque Ibametro 0800 071 1888.

“Estamos comprometidos em manter um mercado justo e transparente para todos os consumidores, garantindo que os produtos atendam aos mais altos padrões de qualidade”, afirmou Gildásio Rocha, diretor de regulação de mercado do Ibametro.

Fonte: Ascom/Ibametro