Prefeitura de Vitória da Conquista e irmãos Nogueira dão início a projeto inclusivo pioneiro na Bahia para alunos da rede municipal.

Vitória da Conquista é a primeira cidade da Bahia a implantar o projeto “Esporte Para Além das Fronteiras”, do Instituto Irmãos Nogueira, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Foi dado início à primeira etapa do projeto voltado a alunos da rede municipal de ensino, com a presença dos idealizadores Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, conquistenses internacionalmente conhecidos e respeitados pela carreira no MMA.

A cerimônia foi conduzida pela prefeita Sheila Lemos e aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Municipal Lycia Pedral, no bairro Panorama, a primeira unidade da rede municipal de ensino a receber a ação. Serão 200 alunos participando do projeto, onde terão acesso a aulas gratuitas de artes marciais. Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro estavam presentes, além dos alunos da primeira turma e suas famílias.

Também participaram da cerimônia o pai de Rodrigo e Rogério, o empresário Hamilton Nogueira; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Luís Carlos Dudé; a ex-vice-prefeita e ex-secretária municipal de Desenvolvimento Social, Irma Lemos; secretários municipais; o representante do Comando da Polícia Militar, tenente coronel Sílvio Berlinque.

“Nossa tratativa com os irmãos Nogueira começou em dezembro de 2021. Graças a Deus, é com muita alegria que estamos aqui, hoje, no início desse grande projeto, que vai aliar a educação ao esporte. Nós sabemos que, muito mais que formar atletas, o esporte vem ajudar a formar o cidadão de bem. Então, temos certeza que esse projeto será um sucesso”, afirmou a prefeita Sheila Lemos.

De acordo com Rogério Minotauro, o esporte tem o poder de levar para as crianças valores como disciplina, caráter, honestidade, respeito, autocontrole e modéstia.  “O contato com esses valores vão acrescentar muito nas decisões que essas crianças vão tomar, porque elas têm a oportunidade, independentemente de se tornarem campeãs no esporte, com certeza vão ser campeãs da vida. Então, a gente vê muito o poder do esporte, o poder determinante do olhar do mestre, o mestre olhar pra ele e fazer com que ele se sinta um campeão, se sinta valorizado, e aí ele vai mudar não só a atitude dentro da escola, dentro do tatame, mas dentro da sociedade”, disse o atleta.

Já Rodrigo Minotouro falou sobre a alegria em trazer o projeto para Vitória da Conquista, a terra natal dos irmãos. “Esse será o primeiro núcleo pra atender às escolas, e a gente tem intenção de implantar mais cinco núcleos junto com secretário Larry, pra atender as escolas diretamente. Eu sou filho de professor de educação física e sei o quanto o esporte precisa desse incentivo de esportistas, e a gente está fazendo isso pela nossa cidade. Sou feliz e grato pela parceria com a Prefeitura de Conquista, que esse seja o primeiro de muitos projetos na cidade”, contou.

Para o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, a iniciativa irá desenvolver a criatividade e a formação cidadã dos estudantes. “Para além da formação esportiva, proporciona uma formação disciplinar, ética, baseada em princípios e valores que dizem respeito à cidadania. Então, é um projeto inusitado em nosso município e temos certeza de que, com esse projeto, inauguramos um novo tempo no esporte dentro da Secretaria Municipal de Educação”, destacou.

Mãe de um dos estudantes incluídos no projeto, Cleusa de Jesus Silva estava tão animada para o início do projeto quanto o filho, Carlos Daniel, de 9 anos. Ela filmava e tirava fotos dele com os colegas, exibindo as luvas novas de muay thai. “Achei muito bom, maravilhoso”, avaliou. “Pra desenvolver, porque ele é um menino muito tímido, não sai. Então isso aí eu acho que já vai ajudar ele na estima dele, a crescer”, completou Cleusa, que contou ainda que o filho já é aluno de judô na escolinha do Estádio Edvaldo Flores, também iniciativa da Prefeitura.

A prefeita Sheila Lemos e o secretário Edgard Larry foram presenteados com um quimono personalizado dos Irmãos Nogueira. Após a cerimônia, eles foram até a sede do projeto, próximo da escola. Lá, junto com os alunos, a prefeita acompanhou os comandos e orientações de Minotauro e Minotouro e arriscou alguns golpes de artes marciais.

Reforma na quadra

A cerimônia de lançamento do projeto também marcou a entrega da quadra poliesportiva após obra de reforma, realizada pela Smed em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos. As melhorias incluíram troca das traves e do alambrado, pintura, reforma dos banheiros, melhorias na iluminação e limpeza e paisagismo da área externa.