Rodoviários do futebol baiano ganham minidoc do Grupo Aratu.

A grande final da 1º Liga de Campeões de Várzea, transmitida pela TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia,  e teve o Penharol de Cajazeiras como campeão, após virada em cima do time do Colorado, do Nordeste de Amaralina. Para marcar a primeira edição desse evento, o Grupo Aratu produziu o mini documentário A união da várzea | Liga dos Campeões de Futebol de Várzea 2022, que conta a história da formação de um dos times que disputou o campeonato e é inteiramente formado pelos rodoviários de uma mesma empresa: o União San Martim.

Francisco Costa, despachante de uma empresa de ônibus, é o idealizador do time. “Eu ia para os campos de várzea e ficava lá observando, tipo um olheiro. Escolhia os melhores, em sua maioria desempregados. Chamava, levava para os treinos. Dos treinos, levava para a empresa, já fazia os testes, eles passavam nos testes, ingressavam como rodoviários. E fomos criando o time ‘União San Martim. Meu sonho é formar um time competitivo como está hoje”, conta Francisco. O União San Martim é formado por lavadores de ônibus, cobradores, mecânicos, motoristas com muita vontade de jogar futebol e vencer. Pude ajudar muitos pais de família ao logo desses 17 anos do time”, diz.

Diego de Jesus, cobrador de ônibus, é um dos jogadores que tiveram a oportunidade de jogar através do olhar de Francisco e teve sua vida transformada. “Já nasci com a bola nos pés. Minha mãe me acompanhava sempre em todos os jogos e era aquela torcedora que gritava, ficava brava”, relembra, emocionado, já que a mãe faleceu recentemente.

“O futebol está tão presente em minha vida que foi, por meio dele, que comecei a trabalhar. Tinha acabado de perder minha esposa, com dois filhos e estava desempregado. Francisco me deu todo o apoio e consegui trabalho na empresa de ônibus e entrei no time. Eu procuro arrebentar e fazer gol, que é o que eu sei fazer de melhor”, conta Diego.

O vídeo pode ser visto no canal do YouTube “Originais Aratu”: A União da Várzea

 

Pioneirismo e sucesso – “O futebol virou algo forte na emissora e a gente também queria se conectar mais com isso, trazendo para o local”, explicou o Gerente de Jornalismo do Grupo Aratu, Matheus Carvalho. 

 

Para a realização da Liga, iniciativa pioneira no estado, Carvalho recrutou Edson “Gordurinha”, presidente da Liga Salvador Futebol de Várzea. É dele a responsabilidade pela organização dos times e tabela, por exemplo. 

“A nossa ligação com o futebol de várzea começa quando a gente brinca de futebol e joga nas comunidades. Em 2004, fundamos a Liga Salvador Futebol de Várzea e, de lá pra cá, estamos fazendo cursos, palestras, competições, torneios em Salvador e região metropolitana”, diz Edson Gordurinha, presidente da Liga.

Jogos ao vivo – Foram cinco grupos, com quatro times cada, totalizando 20 times, 20 domingos e 40 jogos, todos realizados no Sesc Piatã, sempre aos domingos, com times de bairros como Mussurunga, Cajazeiras, Castelo Branco, São Marcos, São Cristovão, Pirajá, além de Simões Filho e outras cidades da região metropolitana.

Num jogaço, o Penharol venceu o Colorado de virada por 3 a 2, no último domingo (12/6), e conquistou o título da Liga dos Campeões de Futebol de Várzea. O título coroou o trabalho do time de Cajazeiras, na competição transmitida integralmente pelo Grupo Aratu, com partidas realizadas no Sesc Piatã.

 

Grupo Aratu – Ponto de encontro da Bahia, criado para os baianos há 52 anos a partir da estreia da TV Aratu, o Grupo Aratu de Comunicação atua no formato 360º, sendo multimídia, multiplataforma e multiconteúdo. No segmento de publicidade Out Of Home (OOH), detém as empresas Ei! Mídia Exterior, Chaves Outdoor e Brasília Mídia Exterior, sediada na capital de mesmo nome. Já no ramo da notícia, tem o AratuON e a TV Aratu, afiliada do SBT no estado há 24 anos, além do recém-lançado Aratube, plataforma aberta para incentivar produção de conteúdo noticioso e de entretenimento pela população.

A TV é idealizadora do Galinho, grande festival da cultura nordestina que abre os festejos juninos de Salvador para todo o estado, tem uma das principais audiências nas transmissões do SBT Folia e da Copa do Nordeste. Com o propósito do grupo de transformar, o AratuON inova no gerenciamento e produção de conteúdos digitais, integrando TV, site, redes sociais e aplicativo, sendo o retrato do estado e farol da população, com conteúdo 24 horas por dia.

 

Fonte Mariana Ramos Assessoria de Comunicação