Novo coordenador da Defesa Civil reafirma compromisso do órgão de cuidar da população

O engenheiro José Antônio Vieira assumiu a coordenação da Defesa Civil no lugar de Joaquim Ernesto Santos (Sargento Quincão), que faleceu em 28 de outubro. José Antônio foi secretário de infraestrutura urbana na gestão do prefeito Herzem Gusmão e estava no cargo de assessor especial do Gabinete Civil.

Responsável pelo atendimento emergencial à população, a Defesa Civil também se destaca por desenvolver ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar situações de calamidade. “A Defesa Civil é o órgão que fornece ajuda nos momentos de maior necessidade e geralmente para as pessoas que mais precisam. Por isso, me senti honrado em ter recebido essa confiança da prefeita para dar seguimento ao bom trabalho feito pelo setor”, declarou José Antônio.

Com o período que acontecem as maiores médias de precipitação se aproximando, em dezembro, a Defesa Civil já se prepara para prestar o suporte necessário em pontos específicos da cidade. “Temos um problema histórico na área urbana que é a questão da drenagem. Desde a gestão de Herzem foi investido muito neste quesito, embora haja ainda muito investimento a ser feito”, complementa o coordenador.

Atendimento na zona rural – Apesar das chuvas que vêm ocorrendo este mês, o ano de 2021 registrou o maior período de seca desde 2015, o que agravou a situação da zona rural do município. Para isso a Defesa Civil, com o apoio do Exército, exerce o papel de fornecer água potável, por meio da Operação Carro Pipa, nas regiões mais áridas e recônditas do município que possui mais de 3 milhões de quilômetros de extensão.

A Coordenação da Defesa Civil funciona no Tiro de Guerra 006, na Praça Sá Barreto, nº 43, Centro. O telefone de emergência é o 199.