ACM Neto visita Casa Anísio Teixeira e crítica educação da Bahia: “o legado deixado pelo PT nos envergonha”

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, visitou  a Casa Anísio Teixeira, em Caetité, e voltou a fazer críticas aos governos do PT na Bahia devido aos péssimos indicadores da educação. Ele citou números que colocam o estado nas últimas posições do país e afirmou que o legado deixado pelas gestões petistas na Bahia “nos envergonha” ao visitar o local, que guarda o acervo de um dos mais importantes educadores brasileiros e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

“Claro que, estando aqui e visitando a Casa de Anísio Teixeira a gente não pode deixar de falar do problema atual de educação da Bahia. Lamentavelmente, o legado deixado pelos governos do PT ao longo destes quatro mandatos consecutivos não deixa memórias alegres ou motivos para que possamos nos orgulhar. Ao contrário, o legado deixado pelo PT nos envergonha”, disse ele.

ACM Neto ainda assumiu o compromisso de colocar o tema da educação como “prioridade absoluta”. “Eu quero aproveitar essa oportunidade que estamos aqui visitando a casa desse grande educador, desse grande nome da educação brasileira, para assumir esse compromisso que nós vamos levar o tema da educação com absoluta prioridade para o futuro da Bahia. Esse é um compromisso que eu faço e um pacto que eu proponho ao nosso estado, a cada cidadão. Nós não podemos mais ocupar as últimas posições”, disse.

Neto realiza neste final de semana a segunda etapa do movimento ‘Pela Bahia’, desta vez no Sudoeste do estado. O roteiro inclui Caetité e Guanambi. Nesta sexta, ele visitou a Bahia Mineração (Bamin). Ele foi recebido em Guanambi pelo prefeito Nilo Coelho e pelo deputado federal Arthur Maia, ambos do Democratas. Também participam da agenda o ex-governador Paulo Souto e o ex-deputado Luciano Ribeiro.

Em entrevista coletiva, ACM Neto citou o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que colocou o ensino médio da Bahia entre os piores do país. “Aí está na prova inequívoca do descaso em relação à educação, do pouco investimento na educação pública. Não há outro caminho para a gente ter uma perspectiva no futuro de um estado mais desenvolvido em que as oportunidades sejam para todos do que investir em educação”, ressaltou.

O presidente do Democratas citou ainda os números de reprovação, evasão e nível de matrículas da rede estadual. “Estamos aí entre a 24ª e a última posição em todos esses indicadores. Segundo os últimos dados de 2019, a Bahia ainda tem mais de um milhão e meio de pessoas acima de 15 anos analfabetas. Então, é uma vergonha. Portanto, acho que o legado deixado ao longo desses quatro governos do PT na educação é um legado que nos deixa tristes e nos obriga a olhar para o futuro com compromisso de trabalhar de verdade pela educação, de colocar a educação como prioridade absoluta”, afirmou.