Por que reformar sua casa no começo do ano?

O começo de um novo ano é cheio de promessas, trazendo consigo o momento em que nos encontramos mais inspirados para realizar mudanças e tomar rumos diferentes na vida.

Por causa disso, muitas pessoas aproveitam a época para reformar a casa, mas existem algumas outras vantagens muito significativas que dão ainda mais peso a esta decisão.

Promoções sazonais

É normal que o comércio baixe seus preços depois do Natal, e com as lojas de material de construção não poderia ser diferente.

Talvez os descontos não sejam lá tão altos quanto se gostaria, mas o conjunto da obra, com o perdão do trocadilho, certamente fará uma boa diferença para aliviar o seu bolso.

A época também é vantajosa por ser depois do recebimento do 13º salário. Se sobrar algo desse dinheiro depois das festas de final de ano, esta é uma boa forma de utilizá-lo!

Outro ponto interessante é que os bancos e algumas lojas costumam reduzir taxas de juros para a compra ou financiamento de materiais e serviços.

Clima favorável

Se você prestar atenção pelo seu bairro ou pelas ruas da sua cidade, perceberá que a maioria das obras, principalmente as residenciais, são feitas quando o clima está mais quente, no verão e na primavera.

Devido às temperaturas mais elevadas, tudo seca mais rápido: argamassa, reboco, tinta… Isso otimiza o tempo da reforma ou construção e pode economizar preciosos dias a ponto da obra ficar pronta antes do previsto.

O alerta, no entanto, fica para as áreas externas. Como todos sabem, dias mais quentes têm mais chances de chuva, principalmente no verão.

A dica é sempre se atentar à previsão do tempo e procurar alguma forma de proteger o trabalho realizado, como com a ajuda de lonas e toldos para cobertura.

Maior disponibilidade de mão de obra

Em janeiro e fevereiro, muitas pessoas ainda estão em clima de férias, o que significa que muitos profissionais especializados em construção civil têm maior disponibilidade.

Esta é uma ótima oportunidade para quem está buscando por mão de obra, já que assim fica mais fácil contratar boas equipes que tenham conhecimento técnico e ética de trabalho satisfatória.

Conheça o melhor momento para você

Apesar dessas vantagens de se realizar uma reforma no início do ano, é claro que quem determina o melhor momento para isso acontecer é você.

Dependendo do tamanho do trabalho, uma obra pode durar longos meses, então é necessário que o timing seja o mais adequado para a sua própria rotina.

Isso inclui diversos fatores: situação financeira, questões conjugais e familiares, vida profissional, etc.

Independentemente da época do ano, o importante é que a ocasião seja a mais adequada para você e sua família, as pessoas que de fato vão conviver com o pequeno caos que é enfrentar uma reforma em casa.

Outro ponto essencial, que acaba determinando quando a obra será iniciada, é a necessidade de reparos. Em casos mais graves, não é possível esperar muito tempo e o serviço deve ser feito o quanto antes.

Veja abaixo uma lista para saber identificar quando chegou a hora de pensar em uma reforma no seu lar.

Estrutura

Alguns problemas estruturais podem trazer sérios riscos à integridade física dos moradores. Desabamentos e outros acidentes são possibilidades reais e devem ser encaradas com muita seriedade.

Atente-se a:

  • Rachaduras

  • Corrosão em colunas e pilastras

  • Presença de cupins no telhado e outras armações de madeira

  • Defeitos hidráulicos e elétricos

  • Infiltração nas paredes

  • Fundação da casa afundando

Funcionalidade

Se a casa já não está mais funcionando de forma confortável para a sua família, esta é a hora de fazer algumas mudanças.

Muitas coisas podem se encaixar neste tópico, como a modernização da fiação, falta de iluminação e a necessidade de mais ventilação.

Observe a disposição do seu lar e analise se tudo está operando como deveria.

Família maior

O crescimento da família, em muitos casos, exige que a casa seja reformada para ser possível aumentá-la.

Algumas casas e apartamentos não estão 100% preparados para receber um novo membro, então é preciso expandi-los para que todos possam habitar no local de maneira aconchegante e harmoniosa.

Aparência

Às vezes, a situação é puramente estética e este também é um motivo válido para considerar uma reforma.

Pintura desgastada, reboco corrompido, portas e janelas muito antigas, má distribuição dos cômodos e acabamento prejudicado são alguns exemplos.

Por isso, até por conta de possíveis imprevistos, um seguro residencial é uma ótima opção.

Existem pessoas que acreditam que só vale investir em aspectos de pura necessidade, mas o visual do lugar onde você mora também deve receber atenção, já que a sua permanência no local deve ser sempre agradável.

Afinal, ninguém é totalmente feliz em um ambiente que não seja de seu gosto.