Inclusão da Escola Municipal Carlos Santana no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é oficializada

O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, participou da solenidade que oficializou a inserção da Escola Carlos Santana, da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista, ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). O evento ocorreu no salão nobre do Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Educação Milton Ribeiro.

O evento de ontem foi o lançamento da ampliação do programa, com a divulgação de 61 novas escolas que aderiram. Outras 43 que já fazem parte deste modelo receberam certificação.

Segundo o secretário municipal de Educação, a adesão ao Pecim foi um importante passo na busca constante da melhoria do ensino em Vitória da Conquista que é prioridade do Governo Municipal, por meio da Smed. Ele lembra que o programa não determina uma alteração curricular, mas atua no fortalecimento da escola, ao implantar um modelo de gestão de excelência educacional, pedagógica e administrativa.

“A metodologia de gestão do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares propicia uma visão de valores humanos e cívicos, contribuindo para formação integral do aluno como cidadão. A Escola Carlos Santana é o ponto de partida para que possamos alcançar em outras unidades da Rede o nível proposto pelo programa”, explica Larry.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, com o objetivo de implantar o modelo de gestão de excelência em unidades escolares públicas do ensino regular, em escolas que ofereçam as etapas finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. E, além disso, com alunos em situação de vulnerabilidade social e escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).