Procon municipal dá dicas de cuidados com as promoções na Black Friday

No próximo dia 26, última sexta-feira do mês de novembro, acontecem em todo o Brasil as promoções da Black Friday, dia em que empresas oferecem produtos e serviços com preços promocionais. E para que a compra do produto em estabelecimentos comerciais ou nas lojas virtuais com o desconto tão esperado não se torne um pesadelo, os consumidores devem ficar atentos às orientações do Procon.

“O consumidor deve ter atenção redobrada neste período”, comentou o advogado do Procon Municipal, Washington Barros. Ele enfatiza, principalmente, as compras feitas por meio da internet. “Os consumidores precisam ter cuidado redobrado com os sites falsos, páginas fakes idênticas às dos grandes varejistas, criadas para coletar dados financeiros dos consumidores”, alerta Washington.

Ainda com relação à internet, os consumidores devem desconfiar de promoções com descontos bastante expressivos. “Eles devem também evitar abrir e-mails e mensagens via aplicativo encaminhados por pessoas desconhecidas com essas promoções, bem como ficar atentos às compras que pedem o pagamento antecipado do produto”, acrescentou o procurador.

Outras dicas importantes para as compras nesta data são: verificar a confiabilidade das empresas e a segurança dos sites; efetuar o pagamento preferencialmente por meio de boletos ou cartão de crédito; conferir o prazo para entrega dos produtos; e guardar todas as informações acerca da compra, como e-mails e comprovantes.

E se mesmo adotando todas as precauções ocorrer algum problema, o consumidor pode se dirigir ao Procon Municipal (localizado na Praça Virgílio Ferraz, nº 86, Centro). A queixa será avaliada pelo órgão e, se for cabível, uma reclamação será aberta e uma audiência de conciliação marcada. “A depender do caso, também poderemos proceder com a fiscalização do estabelecimento”, explicou o advogado.