REVERÊNCIA A UMA BRAVA MAJOR PM CLEISE

Acessando hoje ao convite da Polícia Militar da Bahia para a Solenidade de Passagem de Comando da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar – Livramento de Nossa Senhora, da MAJ PM CLEISE DELFINO DA COSTA para o CAP PM WAGNER BARBOSA DA ROCHA, no dia 21 de Setembro 21, (terça-feira), às 9h30min, conversei com a Major PM Cleise , minha cunhada, comadre e amiga especial, e conclui que, o momento não simbolizará a simples passagem do comando de quem o ocupava, a Major PM Cleise Delfino da Costa para quem passará a ocupá-lo, Capitão PM Wagner Barbosa da Rocha. O Ato marcará, também, o histórico encerramento de um ciclo de labor iniciado no ano de 1995, em que, a concursada Cleise Delfino da Costa assumiu as atividades de Soldado PM na Polícia Militar da Bahia e encerrou no dia 10 do mês julho passado, com a publicação no DOE da sua passagem, a pedido, à situação de inatividade, mediante transferência para a reserva remunerada.
Com dedicação e devoção às finalidades precípuas da Polícia Militar, com o proposto na mente de alcançar Postos mais altos na Corporação, ciente consciente do sentimento de deveres, da dignidade policial militar e o decoro da classe, trilhou na conduta moral e profissional irreparáveis, tanto durante o serviço e fora dele, com preceitos da ética policial militar, proativa e por consequência com excelente produtividade, o rigoroso cumprimento do compromisso de honra solenemente prestado no ensejo de sua investidura, aliados ao seu grau de escolaridade, incluindo a aprovação no vestibular aplicado pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia, a credenciaram para o Curso de Formação de Oficiais.
Após diplomada pela Academia da Polícia Militar, foi nomeada e empossada para o Quadro de Tenente PM, e por opção, designada para servir à 46ª CIA Independente em Livramento de Nossa Senhora.
O seu viver em Livramento, engrandeceu: a Segurança Pública, a Polícia Militar da Bahia e principalmente a família de Maricélio Silva Rodrigues, seu esposo. Tanto que, é madrinha de alguns sobrinhos, incluindo meu filho João Filipe, e orientadora para quem com ela procura se aconselhar.
Numa comemoração da ida para a inatividade, de um servidor Policial Militar, ouvi de um colega presente dirigidas ao new inativo, as seguintes palavras, atribuída a sua primeira pronúncia a Antoine de Saint-Exupéry, o mesmo que escreveu ter a raposa dito para o Pequeno Príncipe: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.
Mas, as palavras ditas pelo colega, foram:
“Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, pois cada pessoa é única, nenhum substitui outra. Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos. Deixa um pouco de si mesmo. Mas não há os que não deixam nada.
Esta é a maior responsabilidade da nossa vida”.
Aqui eu consigno as mesmas palavras e as dirijo a Major PM Cleise Delfino da Costa, minha cunhada, comadre e estimada amiga, e acrescento o poema de Carlos Drummond de Andrade – “Memória”

“Amar o perdido
Deixa confundido
Este coração.
Nada pode o olvido
Contra o sem sentido
Apelo do Não.
As coisas tangíveis
Tornam-se insensíveis
À palma da mão.
Mas as coisas findas, muito mais que lindas,
essas ficarão”.
Certamente, MAJOR CLEISE, por distinção pelo seu empreendedorismo na construção de uma instituição melhor, seu nome BRAVA será registrado nos anais da Centenária milicia da bravos, a Polícia Militar da Bahia.