Transformação digital: União dos Municípios da Bahia adota sistema para agilizar processos e reduzir uso de papel

A União dos Municípios da Bahia (UPB), associação que reúne todos os 417 municípios do estado, é a mais nova integrante da lista de instituições de todo o Brasil que estão passando pela transformação digital para entrar na era do papel zero na administração. A associação está em fase de implantação do projeto UPB +Ágil, baseado na Plataforma UPB Papel Zero, que vai zerar a utilização de papel nos processos internos da associação.

Desenvolvida pela 1Doc e operacionalizada com exclusividade pela Sogo Tecnologia no Nordeste brasileiro, a plataforma é um software 100% web, responsivo (tablets, smartphones), com certificação digital e painéis de gestão que fornecem dados para melhorar continuamente a qualidade dos serviços e processos da gestão pública.

De acordo com Antônio Leite, vice-presidente executivo da Alfa Group, a plataforma obedece todos os critérios de segurança, confiabilidade e confidencialidade exigidos pela legislação.

“A implantação do projeto UPB +Ágil levará economia, transparência, eficiência, rastreabilidade, produtividade e capacidade de gestão para executivos e funcionários internos, além de acessibilidade, simplicidade e agilidade para o público externo. Assim, facilitamos a integração dos pleitos dos associados (prefeituras/prefeitos) que terão toda visibilidade dessas tramitações”, explica Antônio.

Para garantir que o sistema seja implantado e operacionalizado corretamente, a Alfa Group acompanha de perto todo o processo de implantação junto à UPB. “Dividimos esse processo em cinco etapas: implantação do comitê gestor, planejamento, definição de organogramas e listas de usuários, treinamento teórico e prático e implantação de fato”, diz Antônio. Segundo ele, atualmente a implantação da UPB encontra-se na segunda fase e a conclusão deve ocorrer ainda no mês de setembro.

Por meio da plataforma é possível digitalizar documentos e informações públicas, rastrear os processos administrativos de ponta a ponta, centralizar informações, fazer assinaturas de documentos, gerir toda a documentação de forma eletrônica, entre outras funções. Tudo isso traz mais transparência na gestão, celeridade dos processos administrativos e desburocratização dos serviços.

“Essa jornada é uma tendência consolidada, um caminho sem volta”, avalia Antônio. “A transformação digital de administrações e governos é parte de um movimento de instauração de uma nova governança na qual itens como o papel, carimbo, assinatura e impressão já não são necessários por questões econômicas, ambientais e de segurança”, acrescenta.

A Sogo Tecnologia

Uma empresa da Alfa Group, a Sogo Tecnologia oferta soluções em tecnologia para a transformação digital de órgãos governamentais e instituições privadas, gerando soluções e processos inteligentes, levando eficiência, transparência e inovação para que a administração pública e privada obtenham os melhores resultados e uma melhor qualidade de serviços oferecidos.
A plataforma tecnológica utilizada pela UPB está presente em mais de 200 prefeituras como Campina Grande, Macapá e Presidente Prudente; e 50 autarquias brasileiras, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Sabesp, por exemplo.

Fonte:  Assessoria Alfa Tecnologia