A prefeita Sheila Lemos diz que diálogo com a Câmara será um dos pilares de sua gestão

A00 Câmara Municipal deu posse à prefeita Ana Sheila Lemos Andrade (DEM), em conformidade com a Lei Orgânica do Município (LOM), e Decreto Lei 201/67, devido à vacância com a extinção do mandato do prefeito Municipal de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira (MDB), falecido no dia 18, e sepultado na noite de 20 de março de 2021.

Na oportunidade, a prefeita Sheila Lemos fez o seu juramento: “Prometo defender e cumprir a Lei Orgânica do Município (LOM), observar às leis da União, do Estado e do Município; promover o bem geral dos munícipes e exercer o cargo de prefeita sob a inspiração da democracia e dos princípios previstos na Constituição Federal para a administração pública”.

Após isso, prefeita  fez o seu discurso no qual se solidarizou com todas as famílias enlutadas pelas mortes causadas pelo coronavírus. “Nesses tempos difíceis, em que a pandemia da Covid-19 tem nos imposto desafios diários, nos solidarizamos com as famílias enlutadas dos 353 vitimados pela doença em nossa cidade”. 

A prefeita registrou ainda o seu pesar pela morte de Herzem Gusmão. “A dor não pode ser mensurada”, apontou Sheila, destacando que Herzem deixou um grande legado para a cidade que tanto amava. “Herzem deixou um legado de trabalho e força. Deixou uma meta de que Vitória da Conquista precisa continuar crescendo e se desenvolvendo como uma cidade para pessoas, disse. “O trabalho vai continuar. Vou me empenhar em honrar os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral”, adicionou a chefe do Poder Executivo Municipal.

Ainda em seu pronunciamento,  prefeita Sheila Lemos lembrou obras já realizadas e em fase de conclusão, e disse que conta com o Poder Legislativo Municipal para o enfrentamento dos desafios de fazer a cidade seguir por um caminho de crescimento e pujança. “Para tudo isso e muito mais que pretendemos realizar por nossa Vitória da Conquista, vamos contar, sem dúvida, com o apoio desta Casa Legislativa e com o discernimento dos nobres vereadores e vereadoras. O diálogo permanente com a Câmara Municipal continuará sendo um dos pilares da nossa gestão”, assegurou a prefeita.

prefeita adiantou aos vereadores que, em breve, enviará à Casa, projetos importantes para o município. “Em breve, Vossas Excelências terão a missão de discutir importantes projetos que enviaremos para esta Casa, como o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, o PDDU, que irá vigorar pelos próximos 10 anos; e o Plano Plurianual, o PPA, que vai nortear as ações da administração pública para os próximos quatro anos”, detalhou.

Ela lembrou que já se encontra na Câmara, um Projeto de Lei que busca facilitar a regularização dos débitos relativos a tributos e contribuições municipais. “Já enviamos para a discussão desta Augusta Casa, o projeto do novo Programa de Regularização de Dívidas Tributárias, Regularize, mecanismo que facilita a regularização dos débitos relativos a tributos e contribuições administrados pelo município. É um alento para o contribuinte neste momento de crise financeira e a certeza de que com os valores arrecadados, mais obras serão executadas em benefício da população de Vitória da Conquista”, projetou Sheila.

Ela não deixou de destacar a honra de ocupar o cargo de prefeita e lembrou da força histórica do fato. “Honra que apenas duas mulheres tiveram até hoje: eu e minha mãe, Irma Lemos. E, aqui, reitero: lugar de mulher também é na política”, pontuou.

A prefeita empossada garantiu à população conquistense que, com o apoio dos servidores municipais e da equipe de governo, fará o seu melhor à frente da prefeitura. “Reforço, ainda, o compromisso de fazer o meu melhor à frente da Prefeitura Municipal, juntamente com os mais de nove mil servidores e com a nossa valorosa equipe de governo, a fim de consolidar e ampliar o legado deixado por nosso prefeito”, concluiu Sheila Lemos.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Carlos Dudé (MDB), agradeceu a presença das autoridades e dos familiares de Herzem Gusmão que estiveram presentes na solenidade de posse da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade (DEM). Dudé agradeceu as homenagens que a população prestou ao prefeito Herzem durante o velório e reafirmou o alinhamento entre o Poder Legislativo e Executivo para dar continuidade ao desenvolvimento de Vitória da Conquista. “Essa é a parceria que o povo espera entre o Executivo e o Legislativo. Haveremos de ter uma cidade pujante e crescente, e estamos empenhados nesse propósito”, afirmou Dudé.

Sobre o desafio em conduzir a cidade, Dudé desejou sabedoria à Sheila Lemos. “Peço a Deus que abençoe a sua vida, seus familiares e todos àqueles que compõem o seu governo nessa labuta para construir uma cidade cada vez melhor”.

Além do secretariado do município e dos atuais vereadores, participaram da cerimônia o ex-vereador e deputado estadual, Fabrício Falcão (PCdoB), o prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (MDB), e a ex-vereadora, ex-vice-prefeita e mãe da atual prefeita, Irma Lemos.