Bruno Reis comemora aprovação do uso emergencial das vacinas Coronovac e de Oxford contra a Covid-19

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), comemorou nas redes sociais, a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por unanimidade, do uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19, feita neste domingo (17).

“A recomendação da Anvisa pelo uso emergencial das vacinas Coronavac e AstraZeneca é a primeira vitória nessa missão de imunização da população brasileira. Não podemos perder tempo no início da vacinação”, escreveu nas redes sociais.

Bruno Reis também contou que vai à Brasília, na segunda-feira (18), para acompanhar o processo de distribuição das vacinas.

“Amanhã vou à Brasília acompanhar de perto o processo de distribuição. Estamos preparados e no aguardo das doses em Salvador para dar início à imunização em nossa cidade”, destacou o gestor.

Plano de vacinação na Bahia

O plano de imunização estadual contra a Covid-19 foi divulgado pelo governo da Bahia na sexta-feira (15). Ele será dividido em quatro etapas e cada fase da campanha de vacinação terá a duração de um mês.

De acordo com o governo do estado, estão previstas 5.114 salas de vacina em todo o estado e serão necessárias 10,2 milhões de seringas e agulhas, considerando que os imunobiológicos possuem duas doses.

Segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), é possível que os idosos com mobilidade limitada ou que estejam acamados sejam vacinados em casa.

Nos centros urbanos, o drive-thru será estimulado e no caso dos profissionais de saúde que trabalham nos hospitais, a vacinação ocorrerá nas próprias unidades.

O plano de vacinação estadual é semelhante ao de Salvador, divulgado pelo prefeito Bruno Reis. Na ocasião, ele detalhou que a capital pode aplicar 100 mil doses por dia e que tem material para a vacinação, assim como os locais de armazenamento.