Serviço remoto gratuito de fisioterapia auxilia pacientes que tiveram covid-19

Os pacientes soteropolitanos que foram acometidos pelo coronavírus contarão com teleconsulta e telemonitoramento fisioterapêutico gratuitos. Os atendimentos online de fisioterapia respiratória e motora serão conduzidos pelos profissionais e docentes do UniRuy com o suporte dos estudantes de fisioterapia da instituição, que ainda terão a oportunidade de aprender na prática o que estudam em sala de aula.

Os atendimentos para pacientes de Covid serão realizados às quartas, quintas e sextas, por meio de videoconferências. Os interessados devem entrar em contato através do telefone (71) 3198-4480 e agendar a sua avaliação com a equipe.

“Inicialmente, os pacientes passarão por uma avaliação com o fisioterapeuta, através de teleconsulta, para que sejam direcionados para o atendimento específico dependendo dos sintomas apresentados.  Após a triagem, os pacientes aptos ao atendimento serão informados dos dias e horários do acompanhamento”, explica o coordenador do curso de fisioterapia do UniRuy, Pietro Araújo.

Quanto ao papel da Fisioterapia em pacientes que já foram acometidos pelo coronavírus, Pietro pontua que, “a reabilitação visa melhorar a ventilação pulmonar e oxigenação tecidual, estimulando o condicionamento cardiorrespiratório e favorecendo o fortalecimento muscular, o que faz o paciente se reinserir nas suas atividades de vida diária”.

Além do atendimento de fisioterapia direcionado aos pacientes de Covid-19, a equipe do UniRuy também irá prestar atendimento não presencial nas áreas de fisioterapia ortopédica, fisioterapia neurológica, fisioterapia cardiológica e fisioterapia pediátrica.

Camila Anjos Assessora de Imprensa