Programa de Incentivo ao Voluntariado comemora um ano de atividades

O Programa de Incentivo ao Voluntariado – Pátria Voluntária, do Governo Federal, presidido pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, celebra  um ano de atividades sociais e iniciativas solidárias. O Pátria Voluntária tem o objetivo de fomentar e fortalecer a cultura do voluntariado no Brasil e contribuir para a transformação da vida dos mais vulneráveis. Dessa forma, o programa hoje reúne mais de 15 mil voluntários inscritos e já são mais de 650 instituições cadastradas na plataforma patriavoluntaria.org. O número de ações abertas passa de um mil e já são mais de 650 mil pessoas beneficiadas com ações voluntárias e acolhimento.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o Pátria Voluntária lançou dois grandes projetos sociais em atendimento aos mais vulneráveis. A Arrecadação Solidária, criada em parceria com a Fundação Banco do Brasil, tem o propósito de apoiar grupos vulneráveis da sociedade. O projeto já arrecadou mais de R$ 10 milhões, beneficiando mais de 122 mil pessoas, entre idosos, pessoas com deficiência, população em situação de rua e Povos e Comunidades Tradicionais.

Ao mesmo tempo e em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Ministério da Cidadania e a Secretaria de Governo da Presidência da República foi lançado o projeto Brasil Acolhedor, a fim de promover ações de apoio à população vulnerável diante do enfrentamento ao coronavírus, por meio do fortalecimento de instituições sem fins lucrativos que atuem com trabalho voluntário na sociedade. E pela união de esforços, já alcançou mais de 2.226.450 itens arrecadados e doados, entre eles sabonetes, cestas básicas, cobertores, chinelos, camas e travesseiros, e chocolates. Mais de 148 mil pessoas foram beneficiadas.

O Programa

O Pátria Voluntária foi instituído pelo Decreto nº 9.906, com a finalidade de promover o voluntariado de forma articulada entre Governo, organizações da sociedade civil e o setor privado e incentivar o engajamento social e a participação cidadã em ações transformadoras da sociedade. Coordenado pela Casa Civil da Presidência da República, o Pátria Voluntária tem como presidente do conselho a primeira-dama, Michelle Bolsonaro.