Cerest divulga Nota Técnica com medidas de prevenção e controle do Coronavírus para trabalhadores e empregadores

No trabalho de combate à transmissão do Coronavírus (Covid-19), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Vitória da Conquista elaborou a Nota Técnica Nº 01/2020 – Cerest/DVS, para auxiliar trabalhadores e empregadores quanto às medidas de prevenção e controle do Covid-19 para evitar o adoecimento no ambiente de trabalho.

Acesse aqui a nota completa.

Na nota, o Cerest orienta medidas gerais de contenção que cabem em qualquer ambiente de trabalho, considerando que são locais propícios à propagação de doenças respiratórias como a infecção pelo Coronavírus, já que concentram pessoas que interagem, compartilham estruturas, materiais e equipamentos durante longos períodos de tempo.

De acordo com a coordenadora do Cerest, Jamilly Gusmão, foi necessária a elaboração da Nota Técnica após o recebimento de muitas ligações de trabalhadores para tirar dúvidas sobre as medidas de proteção que devem ser adotadas em cada empresa. Além disso, o setor tem recebido muitas denúncias feitas acerca de trabalhadores aglomerados em determinados ambientes de trabalho, da indisponibilidade de álcool em gel e dúvidas sobre a disponibilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

A equipe do Cerest tem buscado apurar todas as denúncias recebidas e fazer inspeções desses ambientes de trabalho, algumas delas em conjunto com a equipe de Vigilância Sanitária. “Buscamos os responsáveis pela empresa para fazer as orientações, entramos em todas as instalações para que possamos identificar como esses trabalhadores estão se organizando nesse momento de enfrentamento à pandemia e, em cima de cada situação peculiar, fazemos também as recomendações específicas para cada ambiente de trabalho”, explica Jamilly Gusmão, coordenadora do Cerest.

Neste momento, a equipe do Cerest tem atuado assiduamente em ações externas dentro das empresas para promover a saúde e a segurança dos trabalhadores do município, como forma de reduzir ainda mais os riscos de transmissão para o Covid-19.

Em caso de denúncias, a população pode entrar em contato pelo número 77 3422-8270.