Governo Municipal entrega a Escola Municipal Professora Celina de Assis Cordeiro

O início do mês de março está sendo marcado pela entrega de equipamentos que vão contribuir para que o Governo Municipal alcance avanços progressivos na qualidade da educação básica conquistense. Nesta quarta-feira (4), às 18h, a Prefeitura entrega a Escola Municipal Professora Celina de Assis Cordeiro, localizada no bairro Campinhos.

A escola possui seis salas de aula, que compõem o chamado bloco pedagógico. Há também quadra poliesportiva coberta com vestiários, pátio coberto e os blocos administrativo e de serviços. O projeto do espaço educativo seguiu a orientação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A unidade escolar tem capacidade para atender até 360 alunos em dois turnos (matutino e vespertino). O investimento para construção do equipamento foi superior a R$ 1,9 milhão, oriundos do Ministério das Cidades.

A Escola Municipal Professora Celina de Assis Cordeiro está localizada na rua H, área institucional do Morada Nova, bairro Campinhos.

Sobre a homenageada – A professora Celina de Assis Cordeiro era natural de Laje (Bahia), tendo falecido em 14 de março de 2007, aos 97 anos. Graduada em Pedagogia, Celina fundou, em 1945, em Vitória da Conquista, o Instituto Ruy Barbosa.

Em 1955, foi convidada para dar aulas de português no Instituto de Educação Euclides Dantas e ser professora do Ginásio. Nessa época, entre outras funções, foi nomeada diretora da Escola Anísio Teixeira.

Aos 80 anos, professora Celina se aposentou, após ter dedicado 50 anos de sua vida à educação conquistense. Em 30 de outubro de 1985, a Secretaria Estadual de Educação concedeu a educadora o Diploma do Mérito Barão de Macaúbas.

Em 1986, a Câmara de Vereadores conferiu a Celina o Título de Cidadã Conquistense. Uma sala na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), campus de Vitória da Conquista, também leva o nome da professora.