Avaliação Educar pra Valer comprova: Educação Municipal avança

Os novos tempos vividos na Rede Municipal de Ensino, graças às ações da atual gestão municipal, têm sido marcados por novas práticas pedagógicas. E os avanços na aprendizagem dos alunos, nos últimos dois anos, já são perceptíveis. É o que demonstra o diagnóstico do programa Educar pra Valer, referente ao ano letivo de 2019.

Mais de 7 mil alunos do 2º e 5º ano de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino foram submetidos à avaliação realizada em dezembro de 2019. As provas foram feitas e aplicadas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF).

“Essa avaliação somativa foi para saber a evolução educacional dos alunos do município, já que no início do ano havíamos feito a primeira avaliação diagnóstica para saber em que nível educacional os estudantes estavam”, explicou o assistente de coordenação do Educar pra Valer, Marcos Dionísio, durante a preparação para a aplicação das provas.

Resultados expressivos – Em 2018, apenas 25% dos alunos do 5º ano tinham um nível de conhecimento considerado adequado em relação ao desempenho deles nas avaliações de Matemática, Língua Portuguesa e Leitura. Em 2019, esse percentual aumentou significativamente, passando para 45%.

Quanto à avaliação do 2º ano, o resultado foi medido por pontos. As escolas deveriam atingir 600 pontos, que é o nível adequado. Em 2018, 51 escolas (das que foram avaliadas) alcançaram mais de 600 pontos. Em 2019, esse número aumentou para 73 escolas.

Para o secretário municipal de Educação, Esmeraldino Correia, os números refletem as ações do programa de intervenção pedagógica que foi adotado pela atual gestão. “Os resultados obtidos qualificam a política adotada pela Secretaria Municipal de Educação. Ou seja, os investimentos feitos com base nas metas propostas estão dando as respostas esperadas. O desafio agora é chegar ao patamar avançado, com o intuito de melhorar, cada vez mais, a qualidade do ensino da Rede Pública Municipal”, assegurou.

Novas metas – A partir dos resultados obtidos, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o programa Educar pra Valer, vai traçar as estratégias que farão parte do planejamento pedagógico para 2020. “Os resultados de 2019 servem de base para planejarmos as ações para 2020. E o nosso objetivo para este ano letivo é alcançar o nível avançado nas nossas turmas de 5º ano e chegar ao nível adequado nas turmas de 2º ano, quando finalizamos o processo de alfabetização”, comentou a coordenadora pedagógica da Rede Municipal, Tânia Novais.

“Estamos percebendo que as políticas públicas que o Governo Municipal adotou, inspiradas no modelo de Sobral, considerando também a experiência e os aspectos positivos da nossa rede, têm surtido o efeito que esperamos. A gente vem numa linha de crescimento e temos certeza de que vamos alcançar os resultados que colocamos como meta”, acrescentou a coordenadora. Inclusive, neste ano, a Secretaria implantará o “Educar é Conquista”, programa de autoria do atual gestor da pasta e que estabelece diretrizes pedagógicas para a Educação Municipal, tornando-se o lema da atual gestão.

Sobre o Educar pra Valer – Vitória da Conquista foi a única cidade baiana escolhida, em 2018, para receber o programa “Educar Pra Valer – Boas Práticas de Gestão” da Fundação Lemann. O programa tem como referência as boas práticas de gestão pública da educação, realizadas pela Prefeitura de Sobral (Ceará), apoiando os municípios brasileiros na busca pela melhoria nos índices educacionais.