Ministério da Saúde autoriza abertura de 1,4 mil leitos de UTI em todo o País

O Ministério da Saúde ampliou em 39% (1.424) o número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em relação a 2018 para atender casos mais graves de crianças e adultos nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Agora, a população conta com 23 mil leitos de UTI Adulto e Pediátrico em todo o País. São novas vagas para reforçar o atendimento nos serviços de urgência e emergência e nos hospitais especializados. A medida zerou todos os pedidos de habilitação de leitos solicitados pelos estados em 2019, totalizando investimento de R$ 185,6 milhões que contemplaram todas as cinco regiões do Brasil.

Os leitos de UTI acolhem diferentes públicos em estado grave com chances de sobrevida e que precisam de monitoramento constante (24 horas). Assim, dos 1.424 novos leitos, 729 são destinados a pacientes adultos, sendo 687 leitos de UTI e 42 em unidades coronarianas; e 695 voltados para o atendimento de crianças. Esse total está dividido em 142 novos leitos pediátricos, 159 neonatal, 287 em Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCo) e 107 em Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa).

Novos Leitos

O funcionamento de novos leitos deve ser solicitado pelos gestores locais (estados e municípios). A habilitação e a liberação de recursos são feitas mediante apresentação de projetos, que são analisados pelo Ministério da Saúde. O gestor local também tem autonomia para ampliar o número de leitos com recursos próprios a partir de sua avaliação da demanda/necessidade em relação à capacidade instalada de oferta assistencial.  Já a habilitação de leitos pelo Ministério da Saúde assegura recursos adicionais para o custeio do serviço.

Com informações do Ministério da Saúde