Mascote do Conta pra Mim viaja para Sul e Nordeste para entreter crianças com leitura e brincadeiras

Férias escolares também são um momento para incentivar a leitura. Por essa razão, o mascote Tito, do programa Conta pra Mim, do Ministério da Educação, continua sua viagem pelo Brasil com muitos livros e diversão para alegrar os pequenos e seus familiares. Neste mês de janeiro, ele estará em Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife e Fortaleza. O mascote fica 2 dias em cada cidade.

Agenda

Salvador: 16 e 17 de janeiro, das 12 horas às 20h30, no Shopping da Bahia

Recife: 19 de janeiro, das 14 horas às 20 horas, e 20 de janeiro, das 12 horas às 20h30, no Shopping Recife

Fortaleza: 22 e 23 de janeiro, das 12 horas às 20h30, no Shopping Parangaba.

O projeto Conta pra Mim ofertará, nos shoppings, cantinhos lúdicos onde as famílias terão acesso a uma revista com várias dicas do ursinho Tito para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades que facilitem o processo de alfabetização. Os espaços ficarão montados durante 10 dias, período em que contadores de histórias treinados pela Secretaria de Alfabetização do MEC estarão disponíveis para ensinar práticas e atividades de literacia familiar, ou seja, técnicas de interação durante a contação de histórias e de leitura em voz alta com as crianças.

Desenvolvimento Intelectual

As atividades de literacia familiar são simples, mas capazes de influenciar significativamente no desenvolvimento intelectual já na fase pré-alfabetização, antes do começo das primeiras aulas na escola. Meninos e meninas que são estimulados desde cedo à leitura e à brincadeira dentro de casa tendem a chegar mais aptos e habilidosos nos anos iniciais do ensino fundamental.

O programa Conta pra Mim faz parte da Política Nacional de Alfabetização (PNA), lançada pelo governo federal em abril de 2019. O Tito já passou pelas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Fonte: Com informações do Ministério da Educação