Foi um ano muito positivo e foi só o começo, avalia ministro Onyx

 O ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, avalia como muito positivo o primeiro ano do governo do presidente Jair Bolsonaro. “O presidente assumiu com um cenário desfavorável e fez um trabalho fantástico, superando todas as expectativas e contrariando os pessimistas”, pontuou.

Onyx enfatizou o crescimento do país e projetou um aumento da atividade econômica para 2020. “Apesar das previsões negativas, a economia cresceu acima do esperado, o risco país caiu, bolsa batendo recordes e os juros são os menores da história”, sublinhou. “A previsão é de um crescimento ainda maior esse ano, de mais de 2%”, acrescentou.

O ministro também destacou a geração de empregos como uma das melhores notícias do ano. “Chegamos ao fim do ano com cerca de 1 milhão de empregos gerados e em 2020 vamos criar ainda mais postos de trabalho”, assegurou.

Para Onyx, a retomada da confiança no país, tanto internamente quanto por investidores internacionais, é parte desse processo de crescimento. “Estamos fazendo as reformas necessárias; seguindo um padrão de governança – desde a transição – preconizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); comprometidos com o combate a corrupção e revolucionando a infraestrutura do país”, elencou.

Onyx lembrou ainda que o presidente Bolsonaro vem cumprindo promessas de campanha, como a diminuição do tamanho do Estado, por exemplo. “Diminuímos de 39 para 22 o número de ministérios, cortamos milhares de cargos na máquina pública, estabelecemos uma nova relação com o Congresso Nacional, baseada no respeito.

“Além disso, um dos conceitos que o presidente sempre defendeu foi “mais Brasil e menos Brasília”, com isso estamos reconstruindo o pacto federativo, dando mais condições para que estados e municípios possam se desenvolver”, afirmou.

Segundo o ministro, 2020 será ainda mais positivo. “No ano passado, botamos a casa em ordem e asfaltamos o caminho para a prosperidade. A partir desse ano vamos projetar as bases para um crescimento sustentável e continuar o trabalho de fazer deste país uma grande nação”, concluiu.

Com informações da Casa Civil