Prefeitura promove discussão sobre SUAS e Sistema de Justiça

Nos últimos dois anos, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Social de Vitória da Conquista estão empenhadas na qualificação dos serviços socioassistenciais ofertados à população. Na próxima sexta-feira (6), acontece mais um desses momentos de formação e difusão do conhecimento com a oficina: “Suas, Sistema de Justiça e Sistema de Garantia de Direitos: Interfaces e possibilidades para a atuação integrada”, com a participação do professor José Crus.

O objetivo é discutir as questões voltadas à relação entre o Sistema Único de Assistência Social – SUAS e os órgãos que integram o Sistema de Justiça (Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública) e o Sistema de Garantia de Direitos (a exemplo dos Conselhos Tutelares). O público-alvo da oficina são representantes da gestão municipal, trabalhadores do SUAS, juízes, promotores de justiça, defensores públicos e representantes da sociedade civil. O evento acontece no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, na Praça Tancredo Neves.

Segundo o diretor municipal de Assistência Social, Michael Farias, o evento representa “mais um passo importante na busca por uma relação positiva entre o Sistema Único de Assistência Social de Vitória da Conquista, o sistema de Justiça e os órgãos de defesa de direitos, prevalecendo nesta relação o diálogo, o respeito mútuo entre todos os gestores e profissionais envolvidos e suas respectivas atribuições e limitações, e, sobretudo, a busca pela garantia da proteção social dos usuários da política pública de assistência social”.

O professor José Crus é graduado em Serviço Social pela PUC-Minas e especialista em Políticas Públicas pela UFMG. Ocupou o cargo de diretor de Gestão do Sistema Único de Assistência Social, no período de 2004 a 2016, na Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social. Atualmente, ocupa o cargo de subsecretário de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte (MG). É também presidente do CONGEMAS/MG e vice-presidente do CONGEMAS.