Jogos Estudantis da Rede Pública movimentam cena esportiva no interior do estado

Cerca de 1.200 estudantes participaram, da etapa territorial dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), representando as unidades escolares das redes estadual, municipais e federal, na área do Núcleo Territorial de Educação (NTE 13) em Caetité. As competições de futsal, vôlei, handebol, basquete e futebol de campo, nas categorias feminino e masculino, aconteceram no Ginásio de Esportes Professor Hélio Negreiros; na quadra poliesportiva do Instituto de Educação Anísio Teixeira; na quadra poliesportiva Coronel Cazuzinha (Feira Velha); e no Estádio Municipal Paulo Souto, todos na cidade sede do núcleo.

A articuladora do Jerp no NTE 13, Anaide da Silva, explica que as melhores equipes da etapa territorial passam para a próxima fase, que acontecerá no dia 23 de julho, na cidade de Vitória da Conquista. “Todos os jogos da etapa territorial acontecem nesta terça-feira e as 15 melhores equipes passam para a etapa zonal. Acompanhando os estudantes durante o Jerp estou identificando que a prática esportiva vem gerando bons resultados escolares, grande mobilização, uma competição saudável e um espírito coletivo entre eles”, comenta.

O estudante Iago Monte, 17, 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Jorge Amado, na cidade de Iuiú (715 km de Salvador), participou das competições de Futsal e conta que o Jerp vem contribuindo para que ele tenha uma vida mais saudável. “Além dos treinos, que acontecem quase todos os dias, procuro me alimentar bem, comendo mais frutas e verduras e, também, estou bebendo muita água. O Jerp é uma ação bem bacana, que promove nosso desenvolvimento físico e mental e incentiva nosso espírito competidor”, revela o jovem.

Já Jefferson Oliveira, 16, também do 3º ano, do Colégio Estadual Norberto Fernandes, em Caculé (782 km de Salvador), é atleta profissional da seleção Futsal do município e revela que o esporte é um grande incentivador do seu aprendizado. “É um momento de grande descontração. Confesso que é onde encontro a felicidade. Treino três vezes por semana na escola e no ginásio de esportes da cidade. Também me dedico muito aos estudos, porque para participar do JERP tem que ter boas notas”.
 

Cronograma
 
Ainda para esta semana, estão programadas competições das etapas polo e territorial do NTE de Juazeiro (NTE 10), entre os dias 19 e 21. Serão disputadas as modalidades de atletismo, futsal, basquetebol, handebol, voleibol, baleado, xadrez e judô. No NTE de Itaberaba (NTE 14), também de 19 a 21 de julho, serão realizados os jogos com atletismo, futsal, basquetebol, handebol, voleibol, baleado, xadrez, dama e dominó, no ginásio de esportes da cidade; na quadra Poliesportiva do Colégio Modelo: e no estádio de futebol da cidade sede do núcleo.

Já no Núcleo de Ipirá (NTE 15) acontecerão, de 16 a 18 de julho, as competições da etapa polo nas cidades de Capela do Alto Alegre, Capim Grosso e Ipirá. A etapa polo de Salvador e Região Metropolitana (NTE 26)segue até o dia 22 de julho, no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (Iceia), localizado no bairro Barbalho.
 

Sobre o Jerp
 
Os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp) são promovidos pela Secretaria da Educação do Estado, nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), com a participação de estudantes, professores, gestores escolares, equipe técnica e organizadores das redes públicas municipais, estadual e federal. A competição envolve diferentes modalidades como futsal, basquete, vôlei, futebol, xadrez entre outras. Fundamentado na importância da cultura corporal e do esporte escolar, com foco na participação, na diversidade, na ética, na cooperação, no regionalismo e na emancipação, o Jerp, em 2019, conta com uma programação comemorativa dos 10 anos do projeto.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *