INEB PROMOVE APOIO MATRICIAL AS EQUIPES DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE BRUMADO-BA.

A clínica INEB vem desenvolvendo apoio matricial a todas as Unidades Básicas de Saúde do município de Brumado de acordo com a Portaria 389 do Ministério da Saúde visando uma proposta de articulação das ações entre os níveis da atenção no cuidado do portador da Doença Renal Crônica – DRC e seus fatores de riscos.

O trabalho consiste no treinamento de toda equipe da atenção primária voltada para o diagnóstico precoce e prevenção destes pacientes, respeitando os princípios de universalidade, integralidade e equidade no SUS.

Esta parceria possibilitará a detecção e o tratamento da DRC reduzindo as altas taxas de morbimortalidade e os custos associados. A Unidade Básica de Saúde apresenta-se como primeiro contato e acesso facilitado da população atuando de forma efetiva na coordenação de cuidados de seu usuário.

Funciona também como reguladora do sistema de saúde nas referências para as especialidades. São locais apropriados e próximos da população e desempenham papel central na garantia ao acesso à saúde básica. A atenção primária se integra como uma grande aliada e parceira da atenção especializada. Para o doente renal crônico representa uma melhor qualidade de vida e diminuição de riscos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *