Financiar ou refinanciar o imóvel? Escolha o melhor para seu momento

Quando se fala em crédito imobiliário, as pessoas, em geral, entendem que se trata do financiamento para aquisição de um imóvel. Todavia, também existe uma modalidade ainda pouco conhecida que se chama crédito com garantia de imóvel, o CGI. Embora as modalidades tratem de empréstimo e envolvam um imóvel, seus conceitos são bem distintos e é muito importante esse esclarecimento.

 O financiamento é uma palavra conhecida no mercado – e não apenas o imobiliário – e ele é uma realidade de muitos brasileiros que querem comprar uma casa. Na prática, o comprador solicita um crédito para realizar a compra de sua casa e paga as parcelas para a instituição escolhida.

As taxas de juros para uma aquisição têm valores baixos e parecidos entre as instituições. Os diferenciais, nesse caso, são a rapidez do fechamento de contrato e a flexibilidade na hora da aprovação do dinheiro. Esse é um dos motivos do crescimento da obtenção de crédito pela internet, usar o computador ou celular para simular e obter o crédito deixa o processo mais ágil e com menos burocracias.

Uma vantagem recente para quem quer comprar uma casa é a queda consecutiva do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), o índice de reajuste inflacionário que está presente em alguns contratos imobiliários.

Já o refinanciamento, apesar do nome parecido, não se trata da compra de uma residência. A modalidade tem essa nomenclatura porque a pessoa pode usar o imóvel para solicitar um empréstimo à uma instituição financeira. O imóvel, além de ser a garantia do crédito solicitado, também influencia no valor que a pessoa poderá pedir.

Por exemplo, no Crédito com Garantia de Imóvel da Bcredi, a fintech do Conglomerado Financeiro Barigui, a pessoa pode solicitar até 50% do valor do imóvel como crédito para uso livre – quitação de dívidas, investimento em empresa e capital de giro são as mais comuns.

Esse tipo de solicitação de crédito, com garantia real, é uma das modalidades mais acessíveis quando tratamos de taxas de juros e prazo para pagamento das parcelas. As taxas mais baixas são acompanhadas do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) que também teve queda no último mês.

Independente da intenção do empréstimo, é importante a avaliação das instituições financeiras e processos de contratação. Os valores e a facilidades são duas características muito importantes na escolha. A Bcredi trabalha com um processo de contratação online, em que a pessoa pode simular e acompanhar todas as etapas online. Essa é uma tendência cada vez mais forte no mercado financeiro, visto que as pessoas estão cada vez mais acostumadas a realizar serviços pela internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *