Membros do Fórum Municipal de Educação tomam posse na próxima quinta-feira, 3

Será realizada na próxima quinta-feira, 3, a cerimônia de posse dos membros que compõem o Fórum Municipal de Educação. A solenidade está prevista para 16h30 e será realizada no Centro de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino.

Formado por 30 membros, entre eles representantes das redes pública e privada de educação, sindicatos, conselhos municipais e Câmara de Vereadores , o fórum é uma das instâncias responsáveis pelo monitoramento contínuo e avaliações periódicas da execução do Plano Municipal de Educação (PME). Também participam da revisão do plano, a Secretaria Municipal da Educação; o Núcleo Regional de Educação; a Comissão de Educação da Câmara Municipal e os conselhos municipais de Educação e Alimentação Escolar.

Entre outras ações, esses órgãos devem tornar conhecido o plano e fortalecer as instâncias de participação e de controle social por meio de conferências de educação e publicização de informações sobre o atendimento educacional, promovendo a autoavaliação participativa das unidades educacionais.

Sancionada em junho de 2015, após três meses de debate com diversos setores sociais, a lei que institui o PME apresenta 20 metas ligadas ao Plano Nacional de Educação (PNE). O PME decide os rumos da educação no município a cada dez anos, considerando desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, passando pelo Ensino Profissionalizante.

Na ocasião, além da posse dos membros, serão eleitos presidente, vice-presidente e secretário do fórum, além da indicação de um membro para compor a Comissão de Coordenação do Plano Municipal de Educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *