Parceria capacita pessoa em situação de rua a encontrar um trabalho

Como se relacionar em um ambiente de trabalho, quais direitos e benefícios o trabalhador deve ter acesso, como se portar diante de uma entrevista de emprego. A aula faz parte do Projeto Resgate, uma parceria entre a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Emprego e Inovação, voltado para pessoas em situação de rua.

Na primeira turma do projeto, 12 pessoas participam das aulas sobre empregabilidade, todas as quartas-feiras.

A auxiliar de serviços gerais Viviane Pereira, de 23 anos, atualmente vivendo em um abrigo, acredita que a oportunidade pode ajudá-la a encontrar um novo trabalho e conseguir voltar a se sustentar e aos seus dois filhos, de 5 e 3 anos.

Claudio Roberto, de 38 anos, foi demitido há três meses. Desde então vive em um hotel social.

Viviane e Claudio já distribuiram currículos, sem sucesso. Se o desemprego afeta toda população, a defensora pública Carla Beatriz, do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria, destaca que para as pessoas em situação de rua, o problema é ainda maior.

A monitora do projeto, Heleny da Cruz, da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação explica que durante o curso os alunos vão ser cadastrados no Sistema Nacional de Empregos (Sine).

Até o final do curso, os participantes também terão ajuda para regularizar documentos e a Carteira de Trabalho. De acordo com a Defensoria Pública, a proposta é que o projeto tenha continuidade e possa atender mais pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *