Governo Municipal discute projetos para o meio ambiente em Seminário Temático

A Semana de Meio Ambiente reuniu um extenso público  no Teatro Glauber Rocha da Uesb. Secretários e assessores municipais, servidores públicos, profissionais e estudantes da área se reuniram para acompanhar o Seminário Temático. Na ocasião, foi apresentada a dinâmica do funcionamento e ações desenvolvidas pelos diversos setores e serviços da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Para o prefeito Herzem Gusmão, é necessário trazer todos os setores do município para o debate em torno da preservação ambiental. “Nós, nesta semana, estamos querendo envolver a sociedade, a universidade, os colégios do segundo grau, as escolas municipais; para que todos ganhem essa conscientização, para que tenhamos uma cidade mais agradável, e isso significa preservar o verde e qualidade de vida”, afirma.

O chefe de Gabinete da Reitoria da Uesb, professor Claudionor Dutra, esteve na cerimônia representando o reitor, professor Paulo Roberto Pinto. Além de falar das contribuições que a Universidade tem a prestar na área ambiental, ele demonstra as expectativas em torno do evento: “A gente espera que, a partir daqui, a gente possa sair com algumas propostas concretas e reais para resolver alguns problemas sérios que nós temos na nossa cidade, quanto à questão do meio ambiente, questão da água, poluição do Rio Verruga, Serra do Piripiri, dentre outras que precisam ser resolvidas.”

Também estiveram compondo a mesa de abertura do Seminário a secretária municipal de Meio Ambiente, Luzia Vieira; a representante da direção do Inema, Fabiana Rebouças; e o representante da direção do Colégio da Polícia Militar, tenente Cícero Márcio.

Para o público do evento, as discussões vieram para enriquecer os seus conhecimentos. Eurico Ribeiro é encarregado de equipe na secretaria de Meio Ambiente e conta como essas atividades contribuem para melhorar o trabalho do dia a dia. Além disso, ele lembra a importância de se trabalhar o viés educativo com a população: “Despertar nas pessoas a visão de como o meio ambiente é massacrado e deixado de lado. A gente está sempre clamando, pedindo às pessoas para terem uma atenção melhor com o meio ambiente. Um evento desse só vem mesmo para ajudar as pessoas a terem outra consciência.”

Preservação da Serra do Piripiri – Este ano, a Semana de Meio Ambiente traz o tema “Serra do Piripiri – Abrace a Serra, abrace a vida!”. Por isso, o prefeito Herzem Gusmão também destaca a necessidade do apoio da população na preservação dessa importante reserva ambiental. “Essa reserva que nós temos está sofrendo uma ação criminosa e irresponsável, e eu lamento que conte até com apoio político de alguns parlamentares. Essa Serra é nossa, não pertence a um partido político. Precisamos preservar, precisamos de apoio”, reitera.

Parceria Prefeitura e Uesb – O gestor revelou ainda que, em diálogo com reitor da Uesb ainda nesta manhã, foram acordadas algumas estratégias de aproximação e estreitamento da relação entre as instituições. Ele conta que um desses projetos consiste na revitalização da área de entrada da Universidade, estendendo-se pela avenida Olívia Flores. “A Prefeitura e a Uesb, em parceria, irão cuidar desse bambuzal e dessa avenida até o Inocoop II. Será uma das mais belas, onde nós pretendemos plantar árvores, plantas ornamentais e flores, para ficar lindo”, explica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *