Feira na praça Barão do Rio Branco abre Semana do Meio Ambiente

A chuva fina do outono recepcionou o início da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A abertura do evento aconteceu com a Feira Ambiental na manhã desta segunda-feira, 5, na Praça Barão do Rio Branco.

Em um estande montado no centro da cidade, agricultores familiares vendiam produtos orgânicos. A Embasa apresentava como é feito o tratamento da água, outra empresa demonstrava a instalação de placas para captação de energia solar, a equipe do Sesc fazia brinquedos recicláveis e o Unimec oferecia serviços de saúde.

Já a panfletagem ficou por conta de 14 estudantes de Engenharia Ambiental do Ifba. Para um desses monitores, Leomar Novais, é importante participar do evento que traz como tema “Serra do Piripiri. Abrace a Serra, abrace a vida!”. “É um momento de prazer pra gente que gosta da área e de conscientizar a população. Queremos chamar a atenção para recuperação e preservação do ecossistema da serra”, disse o voluntário.

D. Rosalina Lira e sua neta Marília de Moraes visitaram a Feira Ambiental e compraram produtos orgânicos, antes aferiram pressão arterial e mediram glicemia. “estávamos fazendo exame e minha vó quis passar aqui. E foi bom, pois ultimamente a gente come tanta comida cheia de veneno e agora estamos conhecendo alimentos que não têm”, comentou a neta.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Luzia Vieira, diversas ações educacionais serão realizadas no sentido de fortalecer a Gestão Ambiental do município. “A cidade precisa do verde e essa consciência coletiva sobre o assunto só é despertada através da Educação Ambiental”, declarou.

Cursos de capacitação, seminário temático, mutirão de recuperação de nascentes e de limpeza, caminhada ecológica, entre outras atividades, farão parte do evento que acontece até o dia 10 de junho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *